Cristo, o verdadeiro o Sumo Sacerdote (CIC § 1541)

Entretanto, a liturgia da Igreja vê no sacerdócio de Aarão, no serviço dos levitas e na instituição dos setenta “anciãos [cf. Nm 11,24-25] ” prefigurações do ministério ordenado da nova aliança Assim, no rito latino, a Igreja reza no prefácio consecratório da ordenação dos bispos:

Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... por vossa palavra estabelecestes leis na Igreja; e escolhestes desde o princípio um povo santo, descendente de Abraão, dando-lhe chefes e sacerdotes, e jamais deixastes sem ministros o vosso santuário [Pontificale Romanum. De Ordinatione Episcope. Prex ordinationis, 47, Tipografia Poliglota Vaticana, 1990, p. 24] ...

No Antigo Testamento Deus pediu para si, sacrifícios, templos e sacerdotes da tribo Levi. A classe e o serviço sacerdotal do AT (Aarão, os serviços dos levitas e os setenta anciãos) eram figuras ou imagem do sacerdote da Nova Aliança.

Daí, tanto o sacerdócio da Nova, como da Antiga Aliaça têm o seu sentido e valor em Jesus Cristo, o verdadeiro o Sumo Sacerdote, o Sacerdote Eterno.