A Unção Dos Enfermos (CIC § 1499)

O primeiro parágrafo deste sacramento praticamente define o que é o sacramento da Unção dos Enfermos, citando um trecho da Lumen Gentium do Concílio Vaticano II.

“Pela sagrada Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. Exorta os mesmos a que livremente se associem à paixão e à morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus [LG 11] .”

Reflexão: Veja que estas palavras do Catecismo nos ensinam que o verdadeiro sentido cristão da doença em nossa vida, está em carregarmos o nosso sofrimento em união com Cristo, para contribuirmos na obra da salvação do mundo.

Como todo aquele que goza de saúde, tem a sua missão específica a cumprir no mundo, assim também quem está doente deve aceitar a sua missão no mundo e para o mundo, ou seja: unir a Cristo, e sofrer com Cristo para a salvação do mundo.

Nada há de tão generalizado em nossas vidas como o sofrimento. Nós cremos que "Deus é bom" (Mc 10,18) e que "Deus é amor" (1Jo 4,l6). Portanto, o sofrimento não vem Dele.

Nós fomos criados para a felicidade e para o bem. Quando Deus terminou a criação Ele "viu que tudo era muito bom" (Gn 1,31). Foi o pecado que rompeu a harmonia criada e introduziu o mal e o sofrimento. Quando o homem rompeu a amizade e a obediência com Deus, ele rompeu a sua harmonia interior com os seus irmãos e com toda a natureza criada. Portanto, o mal vem do nosso pecado e o pecado é a fonte de todos os sofrimentos.

A Bíblia nos mostra que o pecado original e depois os nossos pecados pessoais são a causa de todo sofrimento.  Neste imenso quadro do sofrimento humano estão a doença, o declinar de nossas forças pelo passar dos anos e a morte. E para o momento final de nossa vida, Jesus nos deixou este  sacramento da Unção dos enfermos.  A UE, unindo os nossos sofrimentos aos de Cristo, nos purifica em ordem a nossa redenção completa, também quanto ao corpo e nos prepara para e encontro com Deus, que é três vezes Santo.

O amigo ouvinte valoriza o sacramento da Unção dos Enfermos lembrando-se de oferecê-lo aos seus parentes e amigos em estado de doença grave ou já com a saúde abalada por causa da idade avançada?

Procuremos dar assistência aos nossos irmãos doentes movidos não, apenas, por simpatia humana, mas por uma autêntica caridade cristã. Só assim poderemos ser bastante transparentes para levá-los a Cristo.

Há católicos que têm medo de assustar seus parentes e amigos doentes propondo-lhes o sacramento da Unção dos Enfermos. Só de falar em levar o padre ficam sobressaltados. Não é este o espírito do Evangelho e nem da Igreja. Lembremo-nos que é sempre um grande conforto para o espírito e às vezes até para o corpo a recepção desse sacramento.