Liturgia de 11 de fevereiro de 2024

DOMINGO DA VI SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde, gloria, creio - II semana do saltério)

 

Antífona da entrada

- Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais (Sl 30,3s).

 

Coleta

- Ó Deus, que prometeis permanecer nos corações sinceros e retos e sinceros, concedei-nos, por vossa graça, viver de tal maneira, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 2R 5,9-14

- Naqueles dias, 9 Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no rio Jordão, que tua carne será curada e ficarás limpo”. 11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. 13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo’”. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado. Sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 32,1-2.5.11 (R: 7)

- Sois, Senhor, para mim, alegria e refugio.

R: Sois, Senhor, para mim, alegria e refugio.

 

- Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!

R: Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

 

- Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.

R: Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

 

- Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!

R: Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

 

2ª Leitura: 1Cor 10,31-33; 11, 1

- Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: 10,31 Irmãos, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não sejais motivo de tropeço para ninguém – judeus, gregos ou a igreja de Deus –, 33como também eu me esforço por agradar em tudo a todos, buscando não o que é vantajoso para mim, mas o que é vantajoso para o maior número de pessoas, a fim de que sejam salvas.

 

 11,1Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

- Palavra do Senhor.

 

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo, meu Deus visitou (Lc 7,16).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 1,40-45


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

 

 - Naquele tempo,40 um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de purificar-me!” 41Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: “Eu quero, fica purificado”. 42Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. 43Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: 44“Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. 45Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

Tocou-o... (Mc 1,40-45)

A sociedade humana é muito hábil em separar, dividir, rotular. O homem primitivo habitava em um vale, cercado de “homens”. Os habitantes do vale vizinho, “do outro lado da montanha”, já não mereciam o nome de “homens”. Eram “bárbaros”, pois não falavam o nosso idioma e possuíam costumes bem estranhos. A eles eram atribuídos crimes inomináveis, como abandonar os velhos e devorar criancinhas. Assim, quem matasse um deles, seria considerado herói...

 

Mesmo hoje, em pleno Séc. XXI, nós ainda continuamos erguendo altas muralhas religiosas (católicos e protestantes na Irlanda), étnicas (negros e brancos nos EUA), econômicas (pobres e ricos no Brasil). Chegamos ao extremo impensável, que é a realidade social ainda hoje vivenciada na Índia, com o corpo social rigidamente estratificado em castas.

 

Ali, conforme tenham saído da cabeça, do peito, dos membros ou dos pés de Brama, homens e mulheres estão incluídos em “castas” incomunicáveis. Os brâmanes são consagrados ao serviço religioso; os xátrias dedicam-se à administração e à vida militar. Os vaicias são comerciantes, criadores e agricultores. Os xudras assumem o trabalho braçal que sobra. Mais baixo ainda, entretanto, fica uma ampla faixa da população, considerada “sem casta”: são os párias, cuja sombra é capaz de tornar impura a pessoa atingida por ela. A eles, Gandhi preferiu denominar “harijans”, isto é, “filhos de Deus”.

 

No Evangelho de hoje, é um leproso, um “intocável”, que merece a atenção de Jesus. Para espanto dos circunstantes, o Senhor estende a mão – o ponto de contato entre a pessoa e o outro – e “toca” o intocável! Prontamente a lepra desapareceu e ele ficou limpo. O excluído é reintegrado à vida social. A santidade e a pureza do Filho de Deus se transmitem àquele que é tocado por ele.

 

Hoje, quanta gente se sente impura, intocável, pelos pecados de outrora! Gente que ignora um aspecto central da vida de Jesus: “Eu não vim para os sãos, mas para os doentes. Não vim para os justos, mas para os pecadores.” (Cf. Mc 2,17.) Nenhum de nós pôde cair tão baixo, que não mereça a atenção e a aproximação do Senhor. Não há pecado humano tão grande, que chegue perto da menor das misericórdias de Deus. Basta erguer um olhar e ele nos tocará, inaugurando em nós uma vida nova.

 

As comunidades cristãs ainda têm dificuldade em acolher com alegria e gratidão a presença de alguém que tenha sido marcado por algum estigma social ou religioso. Basta ver como são poucas as equipes de Pastoral Carcerária!

 

Hoje, Jesus está à nossa espera. É hora de imitar o leproso do Evangelho e abrir nossa alma ao toque do Senhor.

 

Orai sem cessar: “Se queres, podes limpar-me!” (Mc 1,40)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.