Liturgia de 19 de setembro de 2021

DOMINGO – XXV SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde, glória, creio – I semana do saltério)

 

Antífona da entrada

- Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se chamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

 

Oração do dia

- Ó Pai, que resumistes toda lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Sb 2,12.17-20

- Leitura do livro da Sabedoria: Os ímpios dizem: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência; 20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 54,3-4.5.6.8 (R: 6b)

 

- É o Senhor quem sustenta minha vida!
R: É o Senhor quem sustenta minha vida!


- Por vosso nome, salvai-me, Senhor; e dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei minha prece e escutai as palavras que eu digo!

R: É o Senhor quem sustenta minha vida!


- Pois contra mim orgulhosos se insurgem, e violentos perseguem-me a vida; não há lugar para Deus aos seus olhos. Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta minha vida!

R: É o Senhor quem sustenta minha vida!


- Quero ofertar-vos o meu sacrifício, de coração e com muita alegria; quero louvar, ó Senhor, vosso nome, quero cantar vosso nome que é bom!

R: É o Senhor quem sustenta minha vida!

 

2ª Leitura: Tg 3,16-4,3

- Leitura da carta de são Tiago: Caríssimos: 3,16Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. 17Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. 18O fruto da justiça é semeado na paz para aqueles que promovem a paz. 4,1De onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra, mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 9,30-37

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37“Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. “E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

  

 

Liturgia comentada

Quem era o maior? (Mc 9,30-37)

Em casa, após longa caminhada, Jesus pergunta aos discípulos o motivo da discussão que ouvira entre eles. Barbas de molho, eles se calam, pois sabiam da sua infantilidade ao discutirem sobre a própria importância.

Parece que as pessoas continuam as mesmas, preocupadas com a própria imagem, ansiosas por conseguirem atenção, glória e aplausos. Mesmo no espaço das comunidades religiosas, fala-se na importância de projetar uma imagem positiva, uma espécie de “merchandising” espiritual para atrair novos fiéis.

É óbvio que o Evangelho se situa no polo oposto, aquele obscuro extremo ocupado por Francisco de Assis e sua pobreza, Teresa de Lisieux e seu apagamento, Oscar Romero e seu sangue derramado. Andrajos, silêncio e martírio: eis a imagem que cabe aos santos... Este é o seu “curriculum vitae”...

A criança que Jesus abraça neste Evangelho é símbolo da pequenez que devemos buscar. A procura de grandezas abre as portas à ruína espiritual. Nas palavras de Isaac, o Sírio [Séc. IX], “o humilde sempre recebe a compaixão de Deus”. E mais: “Desce mais baixo que tu mesmo e verás a glória de Deus em ti, pois ali onde germina a humildade, ali mesmo se espalha a glória de Deus. Se tens a humildade em teu coração, Deus te revelará sua glória. Despreza-te em tua grandeza e não te engrandeças em tua pequenez. Não busques ser honrado, pois estás cheio de feridas. Repele a honra e serás honrado. A honra foge daquele que corre atrás dela. Mas a honra persegue quem a afugenta, e prega a todos os homens a sua humildade”.

Quanto esforço, quanto desgaste em nossas vidas quando pagamos tributo à aparência e à imagem! Desde a dona de casa que impele o marido a comprar novas cortinas, já que a vizinha também comprou, até o adolescente que pede aos pais um tênis da moda, dez vezes mais caro que um calçado “normal”. As empresas da área de cosméticos veem seu faturamento subir às nuvens, pois a propaganda convence os usuários do imperativo de sua aparência, mesmo que o melhor creme - e o mais caro! - seja aquele produzido a partir da placenta humana, em abortos programados.

Quem era o maior? Qual a paróquia mais procurada? Qual o templo mais monumental? Qual o CD mais vendido? Qual o pregador mais aplaudido? Certamente não deve ser Jesus Cristo, que assumiu a forma de escravo... humilhou-se até a morte – e morte de cruz (cf. Fl 2,7-8). Com certeza, Jesus nunca foi o maior...

 

Orai sem cessar: “O Senhor ampara os humildes!” (Sl 147,6)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.