Liturgia de 18 de setembro de 2021

SÁBADO – XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde, ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Ouvi, Senhor, as preces de vosso servo e do vosso povo eleito: dai a paz àqueles que esperam em vós, para que vossos profetas sejam verdadeiros

(Eclo 36,18).

 

Oração do dia

- Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 1Tm 6,13-16

- Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo: Caríssimo, 13diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo. 15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 100, 2.3.4.5 (R: 2c)

 

- Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!


- Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!


- Sabei que o Senhor, só ele é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!


- Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!


- Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente.

R: Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes!

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 8,4-15

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

 

- Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto com sua perseverança”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

  

 

Liturgia comentada

Entrai por suas portas! (Sl 100 [99])

Na Primeira Aliança, bem antes da revelação plenária, o povo que andava na escuridão (cf. Is 9,1) esperava igualmente por um desfecho nas sombras, no Xeol, mansão sombria, onde os mortos não louvam o Senhor (cf. Sl 115,17). Entretanto, as profecias falavam de uma iluminação por parte de Deus, de modo a expulsar as trevas do caminho e abrir o acesso ao Senhor.

Mesmo então, a meio caminho da História da Salvação, Israel é convidado a entrar pelas portas que Deus prepara ao seu povo. Palavra densa de significado nas Escrituras, a “porta” representa o “limiar”, a linha divisória a ser transposta pelo fiel, definindo quem estava “dentro” e quem ficava “fora”, como as virgens convidadas para o casamento (cf. Mt 25,10-11).

Lembrar, ainda, que as portas da cidade eram o local onde os litígios eram julgados, verdade e falsidade eram separadas. No mesmo portal o general vencedor era aclamado. Passar pelo pórtico do Templo era mergulhar no espaço sagrado do Deus Três Vezes Santo. Mas foi preciso esperar por Jesus para que a verdadeira porta estivesse disponível: “Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem”. (Jo 10,7.9)

Ao comentar este Salmo, Santo Agostinho faz uma inesperada aplicação do termo “porta”. Ele diz: “Os pórticos são o começo. Começai pela confissão. Confessai que não vos fizestes a vós mesmos, louvai vosso Criador. Ele seja teu bem, pois ao te afastares dele, praticaste o mal que vem de ti. ‘Transponde seus pórticos com cântico de confissão.’ O rebanho atravesse os pórticos. Não fique fora, em poder dos lobos. E como há de entrar? ‘Pela confissão.’ A porta, isto é, o início seja a confissão.”

É a mesma compreensão de nossa Liturgia, que inclui nos ritos de entrada um Ato Penitencial, recordando nossa condição de pecadores. Vem de longe a percepção de que não se pode atravessar de qualquer maneira o limiar do espaço sagrado. Outro salmo interroga: “Senhor, quem entrará no santuário para te louvar?” (Sl 15)

Em muitas igrejas, logo no portão de entrada se encontra a pia batismal, lembrando que o sacramento do Batismo foi o pórtico de entrada para a vida da Graça. Não seria o caso de encontrar também, nessa mesma linha divisória, o antigo confessionário que nos permite reentrar na mesma vida?

 

Orai sem cessar: “Abri-me as portas da justiça:

entrarei para dar graças ao Senhor!” (Sl 118,19)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.