O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único (CIC § 1374)

Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que ela seja “como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos [Sto. Tomás de Aquino, S. Th., III,73,3.] ”. No santíssimo sacramento da Eucaristia estão “contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo [Conc. De Trento: DS 1651.] ” . “Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente completo [MF] .”

O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os sacramentos e faz com que ela seja “como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os sacramentos [Sto. Tomás de Aquino, S. Th., III,73,3.] ”. No santíssimo sacramento da Eucaristia estão “contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo [Conc. De Trento: DS 1651.] ” . “Esta presença chama-se 'real' não por exclusão, como se as outras não fossem 'reais', mas por antonomásia, porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se toma presente completo [MF] .”

Veja o grande ensinamento da Igreja neste parágrafo. Ela nos ensina que "De todos os modos em que Cristo se torna presente na Igreja, é claro que o mais importante dotado de excelência própria, é o da presença eucarística. Por que? Porque na Eucaristia a presença real de Jesus é um fato permanente, porque se prende a uma substância (ou seja, ao Corpo de Cristo) que permanece. Nas outras modalidades, a presença de Cristo é passageira. Passageira por que? Porque está ligada a uma celebração ou a uma ação que passa. O Concílio de Trento, depois de dizer o que a Eucaristia tem em  comum com os outros sacramentos, acrescenta que 'nela existe, como algo de excelente e particular, o fato de que, enquanto os outros sacramentos possuem eficácia santificadora apenas no momento em que são administrados, na Eucaristia existe o Autor mesmo da santidade também antes do uso do sacramento." (Cf. Curso de Liturgia por correspondência, Escola Mater Ecclesiae, pág. 8, Dom Estévão Bettencourt).

Para refletir:

Amigo(a) ouvinte, a presença de Jesus na Sagrada Eucaristia é digna de ação de graças e de culto. Cultive em sua comunidade as diversas formas de devoção eucarística. Sempre que puder faça uma visita a Jesus presente em nossas Igrejas.

É louvável o costume que muitos fiéis ainda guardam de se benzerem quando passam diante de uma Igreja ou capela. Ao entrar nesses lugares, não se esqueça de que o seu primeiro dever é saudar Jesus sacramentado, fazendo a genuflexão e orando. Você pode fazer qualquer outra devoção diante da imagem da Virgem Santíssima e dos Santos mas só depois de ter conversado com Jesus Sacramentado.