O Sacerdócio na antiga Aliança (CIC § 1539)

O povo eleito foi constituído por Deus como “um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Ex 19.6 [Cf. Is 61,6] ). Mas, dentro do povo de Israel, Deus escolheu uma das doze tribos, a de Levi, reservando-a para o serviço litúrgico [cf. Nm 1,48-53] ; Deus mesmo é sua herança [cf. Js 13,33] . Um rito próprio consagrou as origens do sacerdócio da antiga aliança [cf. Ex 29,1-30; Lv 8] . Os sacerdotes são ai “constituídos para intervir em favor dos homens em suas relações com Deus, a fim de oferecer dons e sacrifícios pelos pecados [Pontificale Romanum. De Ordinatione Episcopi. Prex ordinationis, 47, Tipografia Poliglota Vaticana] ”.

"O Antigo Testamento conheceu o sacerdócio como função confiada à tribo de Levi; donde chamar-se 'sacerdócio levítico'. Aarão, irmão de Moisés, é o primeiro grande sacerdote levítico.

O papel desse ministério sacerdotal era fazer a mediação entre Deus santo e o povo pecador, oferecendo sacrifícios de vítimas irracionais; estas representavam o homem desejoso de se oferecer a Deus, mas, por serem irracionais, ficavam abaixo do nível do homem e de Deus. [O homem nada tinha a oferecer a Deus que fosse realmente digno dEle.]" (Escola Mater Ecclesiae, Curso sobre os sacramentos por correspondência, pág. 183, Dom Estévão Bettencourt).