O alimento eucarístico é diferente dos outros? (CIC § 1392)

O que o alimento material produz em nossa vida corporal, a comunhão o realiza de maneira admirável em nossa vida espiritual. A comunhão da Carne de Cristo ressuscitado, “vivificado pelo Espírito Santo e vivificante [PO 5] ”, conserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no Batismo. Este crescimento da vida cristã precisa ser alimentado pela Comunhão Eucarística, pão da nossa peregrinação, até o momento da morte, quando nos será dado como viático.

O alimento eucarístico é diferente dos outros; o alimento comum se transforma em nosso corpo; mas a Eucaristia, somos nós transformados no corpo de Cristo.

A Eucaristia é o alimento espiritual de nossa caminhada para Deus, como foi o maná que alimentou o povo de Deus por quarenta anos, a caminho da Terra Prometida (Ex 8,2-16). O maná era apenas uma figura do verdadeiro "pão vivo descido do céu", que quem comer "viverá eternamente" (Jo 6,51).

Quanto mais trabalhamos, mas precisamos nos alimentar; isto também é verdade na vida espiritual. E o alimento é Jesus sacramentado. Devemos comungar não porque somos santos, mas porque desejamos sê-lo. Ele é nosso alimento e descanso.

A Eucaristia deve ser para nós a alma da nossa piedade, o caminho das nossas virtudes e a força para os nossos combates e sacrifícios.

Em nossas Comunhões o Espírito Santo não só preparará a nossa alma, mas nos transformará em Jesus, fazendo-nos um com Ele. E, da mesma forma que Ele fez Jesus sair do túmulo, ressuscitará nossos corpos para a glória. E quando as sagradas espécies se consomem, e Jesus deixa de estar em nós sacramentalmente, o Espírito Santo continua vivendo em nós, prolongando a vida divina de Jesus em nós.

Pode ser que muitas vezes nossa alma não sinta alegria espiritual alguma na Comunhão; não devemos nos perturbar ou duvidar. O sol também se esconde atrás das nuvens, mas está ali sempre a brilhar.

Um belo fruto da Comunhão é a perseverança. Às vezes nos desanima a longa estrada da vida à nossa frente; o alimento e remédio que precisamos é a Eucaristia. Sem ela não nos é possível conservar o estado de graça por muito tempo. Ela é como aquela túnica de honra que dá direito a entrar no banquete celeste conforme a parábola que Jesus contou.

Jesus na eucaristia é o pão de cada dia que nos fortalece e nos sustenta em todas as dificuldades da nossa existência. Não lutamos sozinhos, mas caminhamos em direção a Deus apoiado no Cristo