VÍDEO 92 - Série QUERIGMÁTICA – 26º. ENCONTRO – O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO, A GRANDE PROMESSA

 

 

"O ESPÍRITO SANTO DESCERÁ SOBRE VÓS, E DELE RECEBEREIS FORÇA PARA SEREM AS MINHAS TESTEMUNHAS EM JERUSALÉM, EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA, E ATÉ OS EXTREMOS DA TERRA" (At 1,8) (1)
A partir da promessa do envio do Espírito Santo sobre os apóstolos e do seu cumprimento no dia de Pentecostes, todos eles ficaram CHEIOS do Espírito Santo (At 2,4).
"Cheios", repletos do Espírito Santo! Isso é o que significa o Batismo no Espírito Santo. É o TRANSBORDAMENTO da terceira Pessoa da Santíssima Trindade, de dentro para fora, de cada pessoa que se deixa possuir por Ele. O Espírito Santo "encharca" a pessoa que a Ele se entrega e Lhe obedece (At 5,32).
Trata-se de um TRANSBORDAMENTO, uma vez que, ao receber o Sacramento do Batismo, a Santíssima Trindade, portanto, o Espírito Santo, com o Pai e o Filho, passaram a habitar o batizado. Mas, é necessário nascer de novo, ser batizado, isto é, ser encharcado, mergulhado, nascido da água e do Espírito Santo (Jo 3,1-8).
Qual a parte que devemos fazer para que isso aconteça? Muito simples: trata-se de se deixar plenificar pelo Espírito Santo. Trata-se de desejar ser transformado pelo Espírito Santo. Trata-se de se tornar barro "manipulável" nas mãos do Oleiro, o Espírito Santo. Trata-se de querer e se deixar conduzir na vida toda, em todos os sentidos, pelas inspirações do Espírito Santo. Trata-se de "abrir as velas" para que Ele conduza a nossa vida para onde, quando e como quiser... Trata-se de se colocar sob a autoridade do Espírito Santo. De não interferir na obra que Ele quer fazer na vida particular, pessoal de cada um.
Com o batismo no Espírito Santo, recebemos um novo poder para sermos testemunhas de Jesus Cristo onde quer que estejamos e diante de quem quer que seja, para rezar (oração em línguas, rezar a partir da fé-confiança e abandono à vontade de Deus), para dar testemunho corajoso da obra que Deus tem feito na nossa vida pessoal, para interceder pela cura dos doentes, para a libertação dos enfermos, para discernir "o que é bom e agradável a Deus", para fazer a vontade de Deus com determinação, para vivermos no meio das tribulações com alegria, para entendermos com clareza a Palavra de Deus, para sermos dóceis, humildes e fraternos nas nossas relações comunitárias e sociais, para conhecermos, amarmos e sermos mais Igreja, para resistirmos às tentações do homem carnal, para buscarmos tudo o que é santo e santificante para a nossa vida e nos deixarmos santificar do jeito que o Espírito Santo quiser... Enfim, para tudo aquilo de que o Espírito quer dispor para nos plenificar e, assim, levar a termo a obra de Jesus Cristo e nos configurar a Ele.
Portanto, não basta sermos "habitação", "templos do Espírito Santo", no que nos tornamos pelo Batismo. É preciso que estejamos CHEIOS do Espírito Santo, como Jesus prometeu em Jo 14,15-16:
Se me amais, observareis Meus mandamentos e rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito.
É diferente "ter" dentro de si o Espírito Santo e estar CHEIO do Espírito Santo. "Ter" o Espírito Santo permanentemente dentro de si e OPERANTE é para todos os batizados. Mas, é preciso que deixemos que o Espírito Santo aja com liberdade total em nós, por nós e conosco.
Algumas pessoas não se abrem a Ele por medo das consequências: "Mais trabalho...", "Mais compromisso...", "Perda da minha liberdade"... "Perseguição"...
Mas, a coisa mais importante de tudo isso: o batismo no Espírito Santo nos UNE AO CORPO DE CRISTO E AUTENTICA A NOSSA COMUNHÃO COM CRISTO CRUCIFICADO. Torna-nos CONSCIENTES da nossa PERTENÇA AO CORPO DE CRISTO. Alegra-nos com a certeza de que, com Ele, entramos na mesma comunhão de destino: Dar a vida por nossos irmãos... AMAR COM ELE NOS AMOU. Numa palavra: o Espírito Santo nos põe no caminho da vivência concreta da Eucaristia: Minha carne para a vida do mundo (Jo 6,51).
O batismo no Espírito Santo faz de nós ARTÍFICES DA UNIDADE E DA PAZ. São estes os sinais de que a pessoa foi ungida pelo Espírito Santo, recebeu o Batismo no Espírito Santo:
a) Amor maior pelo próximo, demonstrado na doação sem medida de si, sem exigir nada em troca, aceitando ser um como que prolongamento de Jesus neste mundo, no próprio ambiente de vida.
b) Serviço sempre atento para a busca da unidade e da paz.
c) Submissão obediente, confiante e filial, amorosa e incondicional a Deus e à Sua Igreja.
d) Alegria interior forte para suportar as tribulações da vida.
e) Abertura aos dons que Ele quer dar para a edificação do Corpo de Cristo: dom da pregação, dom do aconselhamento, dom da cura, dom do discernimento, dom para governar e coordenar comunidades e equipes, dom dos serviços gerais, do serviço aos doentes, encarcerados, drogados, a todas as realidades marginalizadas da sociedade, dom do acolhimento... Tudo isso em espírito de DOAÇÃO GENEROSA, GRATUITA, HUMILDE E SILENCIOSA, de quem não se busca a si mesmo no exercício desses dons, que não faz dos efeitos do exercício dos dons uma plataforma para se exaltar...
APROFUNDANDO O ASSUNTO:
  • Nesta semana, cada um vai procurar "ruminar" bem este texto, bem como os textos bíblicos da semana passada e desta semana.
  • Além disso, vai, a todo o momento possível, pedir com insistência ao Pai que cumpra a promessa do batismo no Espírito Santo, em nome de Jesus, que o mergulha na FORÇA e no PODER DO ALTO, o Espírito Santo.
  • Também vai pedir que o Espírito Santo revele ao seu coração os dons que Ele quer lhe dar. Apresente a Ele os dons que deseja Lhe pedir e se abra à vontade daquilo que o Espírito Santo lhe conferir.
 
CANTOS SUGERIDOS (os mesmos da semana passada e mais estes):
 
LOUVEMOS O SENHOR – nn. 92 - 1554
LOUVAI O SENHOR – Músicas do Santini – nn. 492