VÍDEO 70 – Série QUERIGMÁTICA – 16º. ENCONTRO – O SALVADOR DO MUNDO: JESUS CRISTO, A RESPOSTA ÚNICA E DEFINITIVA DE DEUS – (1)

 

 
1. INTRODUÇÃO – Sinal da Cruz... Louvado seja NSJC...
 
OREMOS JUNTOS – Deus, que instruis os corações dos Vossos fiéis com a luz  do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas,  segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por  Cristo, Senhor nosso, amém!
 
2. PREGAÇÃO
 
2.1 – A salvação não se encontra no ser humano: no seu  conhecimento, no sua inteligência, no seu esforço, na sua esperteza.  Também não se encontram nas “providências” que tomamos na base de  critérios carnais e passageiros, imperfeitos, provisórios.
 
2.2 – O ser humano anseia por uma SOLUÇÃO, SAÍDA, UMA  SALVAÇÃO DEFINITIVA. E esta não se encontra em nós porque, em nós,  nada é definitivo.
 
2.3 – Uma das falsas respostas ao problema do mal, uma das  supostas teorias da salvação é a que propõe o Espiritismo, através da  REENCARNAÇÃO. Nós cremos na superação, ultrapassagem, na  “páscoa” VERDADEIRA da morte para a vida ETERNA: a RESSURREIÇÃO.
 
A reencarnação não é uma SUPERAÇÃO, mas um tapa-buraco  provisório (morrer, voltar em um outro corpo, para morrer de novo e voltar  de novo... até...isso repugna a nossa inteligência). Nós cremos na  ressurreição da carne, dos mortos, em razão da RESSURREIÇÃO 
 
DE JESUS.  “Se com Ele morremos, como Ele viveremos”.
 
a) BÍBLIA - Sl 49, 8-10 - 8 §Ninguém pode resgatar a si mesmo, ou  dar a Deus o seu preço. Por mais que se pague o resgate de uma vida,  jamais poderá bastar 10 para viver sem fim e não ver o túmulo.
 
b) BÍBLIA – Hb 9,27 - está determinado que os homens morram  uma só vez, e depois vem o julgamento, 28 assim também Cristo,  oferecido uma vez por todas para tirar os pecados da multidão,  aparecerá uma segunda vez, não mais em relação ao pecado, mas para  salvar aqueles que o esperam.
 
c) CIC 1012 - A visão cristã da morte é expressa de modo  privilegiado na liturgia da Igreja: «Para os que crêem em Vós, Senhor, a  vida não acaba, apenas se transforma: e, desfeita a morada deste exílio  terrestre, adquirimos no céu uma habitação eterna».
 
d) CIC 1013 A morte é o fim da peregrinação terrena do  homem, do tempo de graça e misericórdia que Deus lhe oferece para  realizar a sua vida terrena segundo o plano divino e para decidir o seu  destino último. Quando acabar «a nossa vida sobre a terra, que é só  uma» (LG 48), não voltaremos a outras vidas terrenas. «Os homens  morrem uma só vez» (He 9,27). Não existe «reencarnação» depois da  morte.
 
e) A crença na doutrina da reencarnação é contra A OBRA  SALVÍFICA DE JESUS CRISTO que teria, então, morrido em vão, já que  cada um se salva por si mesmo, por suas “obras”, simplesmente e não pela  fé – adesão a Cristo Jesus - que dá sentido às obras.
 
2.4 – JESUS É A INTERVENÇÃO DIRETA DE DEUS NA HISTÓRIA DA  HUMANIDADE
Profecia de Is 9,1.5 - 2O povo que andava na escuridão viu uma  grande luz, para os que habitavam as sombras da morte uma luz  resplandeceu... 4Pois a canga que lhes pesava ao pescoço, a vara que  lhes batia nos ombros, o chicote dos capatazes, tudo quebraste como  naquele dia de Madiã. 5Toda bota que marcha com barulho e a farda  que se suja de sangue vão para a fogueira, alimento das chamas. 5 Pois  nasceu para nós um menino, um filho nos foi dado. O poder de governar  está nos seus ombros. Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte,  Pai para sempre, Príncipe da Paz. 6 Ele estenderá seu domínio e para a  paz não haverá limites. Sentado no trono, com o poder real de Davi,  fortalece e firma esse poder, com a prática do direito e da justiça, a partir  de agora e para sempre. O amor apaixonado do Senhor dos exércitos é  que há de fazer tudo isso.
 
E ELE JÁ FEZ...
 
3. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!