Vídeo 67 – Série QUERIGMÁTICA – 13º. ENCONTRO – OS SETE PECADOS CAPITAIS (A PREGUIÇA)

1. INTRODUÇÃO – Sinal da Cruz... Louvado seja NSJC...
OREMOS JUNTOS – Deus, que instruis os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!
2. PREGAÇÃO – A PREGUIÇA
LINHAS GERAIS: O descanso legítimo é querer de Deus: 6 dias de trabalho, 1 dia de descanso. Mas, “descansar EXAGERADAMENTE”: aqui está o problema.
  1. A experiência de todos nós: da tendência podemos cair no vício.
  2. Tendência à ociosidade (não fazer nada, viver desocupado...), à negligência (fazer, mas com displicência, de qualquer maneira, sem capricho, sem cuidado, com desleixo, com lentidão, com indiferença...), à reclamação, ao mal humor...
  • 2 Ts 3, 7-12
  1. Doença da vontade: recusar-se ao ESFORÇO (no trabalho, se trabalha!, sempre fica no mínimo, nunca vai além do que lhe é pedido).
Sempre fazendo prevalecer e “salvando” seu SOSSEGO, sua TRANQUILIDADE... TUDO parece muito difícil para o preguiçoso, muito pesado, muito exigente DEMAIS.
Sempre dá UM JEITINHO para “escapar” à responsabilidade, acabando por cair no pecado da MENTIRA.
  1. Preguiça espiritual – Nos compromissos religiosos.
  2. O medo também pode nos levar ao “não fazer nada”: Mt 25, 14-30
 
A PALAVRA DE DEUS
 
CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS
  • Por preguiça no esforço para progredirem na própria capacitação profissional, satisfazendo-se sempre com o mínimo, acabam por ficar para traz no mercado de trabalho até serem despedidos... E a família?
  • Mal exemplo para os filhos, criam-se relacionamentos familiares difíceis (separações), indisposição com os colegas de trabalho: mesmo salário para os que trabalham e dão “duro”...
 
3. ENCERRAMENTO – Louvado seja NSJC...