VÍDEO 66 – Série QUERIGMÁTICA – 13º. ENCONTRO – OS SETE PECADOS CAPITAIS (A LUXÚRIA)

1. INTRODUÇÃO – Sinal da Cruz... Louvado seja NSJC...
 
OREMOS JUNTOS – Deus, que instruis os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!
 
2. PREGAÇÃO – A LUXÚRIA
 
LINHAS GERAIS:
a. A busca do prazer sexual que Deus dá ao ser humano é LEGÍTIMO para as pessoas casadas. Ele é necessário para a nossa propagação da espécie humano e a realização do homem e da mulher como seres complementares que se amam e expressam seu amor e ternura também – não exclusivamente – através do ato conjugal CIC 2360).
  • No SENTIDO CRISTÃO = a sexualidade é entendida como DOAÇÃO ao cônjuge e à vida nova que possa vir ser fruto dessa doação. É uma doação que TRANSCENDE os planos biológico e psicológico, porque toca no mais íntimo núcleo da pessoa humana (FC 11).
  • Para facilitar o cumprimento desta OBRIGAÇÃO, Deus associa um PRAZER AO ATO GERATIVO.
b. Pelo pecado, há uma CONTRAPOSIÇÃO a esse plano de Deus. A essa contraposição  damos o nome de LUXÚRIA = prazer desordenado que procura esse prazer antes e fora do matrimônio, ao qual a razão pode não dominar completamente.  
c. DOIS MANDAMENTOS QUE REGULAM esse lado tão humano:
  • O 6º.mandamento – GUARDAR A CASTIDADE (palavras e atos) = PECADOS EXTERNOS
Lc 21, 34 - Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados por causa dos excessos, da embriaguez e das preocupações da vida...
Rm 13,13-14 - Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nada de orgias e imoralidades, nem de contendas e rivalidades. 14 Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não atendais aos desejos e paixões da vida carnal.
 
  • O 9º.mandamento – GUARDAR A CASTIDADE NOS PENSAMENTOS E DESEJOS = PECADOS INTERNOS
Mt 5, 27 “Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28 Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração.
QUAIS SÃO OS PECADOS CONTRA A CASTIDADE (A PUREZA)?
a. Masturbação – Fornicação – Pornografia – Prostituição – Violação (estupro) – Gravidade maior quando se abusa de crianças, jovens e adolescentes (pedofilia) – Contracepção não-natural (contra o fim natural do matrimônio e a transmissão da vida).
b. Homossexualidade – sentir atração pelo mesmo sexo não faculta, não justifica a prática da homossexualidade, assim como a atração recíproca entre um homem e uma mulher não casados não justifica a prática dos atos sexuais próprios dos casados.
  • transitória e curável - proveniências: ou de uma falsa educação, de uma falta de evolução sexual, de um hábito contraído, maus exemplos (mídia...) // ou
  • instintiva, inata – que são muito raros, mas que, em estudos recentes, nos coloca na perspectiva de uma cura real (CIC   2357 – 59)
  •  
O QUE FAZER? Contar sempre com a graça e a misericórdia de Deus
  • DIZER “NÃO”, “CHEGA”, “BASTA” quando percebemos que estamos nos excedendo.
  • BUSCAR AJUDA PSICOLÓGICA, CLÍNICA (causa psicológica, emocional – Ansiedade, carência... ou hormonal por exemplo).
  • BUSCAR AJUDA ESPIRITUAL – sacramentos: confissão frequente e bem feita e eucaristia + direção espiritual
 
3. ENCERRAMENTO – Louvado seja NSJC...