VÍDEO 63 – Série QUERIGMÁTICA – 13º. ENCONTRO – OS SETE PECADOS CAPITAIS (A INVEJA)

1. INTRODUÇÃO – Sinal da Cruz... Louvado seja NSJC...
OREMOS JUNTOS – Deus, que instruis os corações dos Vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!
 
2. PREGAÇÃO – A INVEJA (irmã gêmea do CIÚME)
 
a) Sb 2, 23-24 -  Ora, Deus criou o ser humano incorruptível e o fez à imagem de Sua própria natureza: 24 foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que são do seu partido.
 
b) RELAÇÃO COM O 10º. MANDAMENTO
  • Não cobiçarás... coisa alguma que pertença a teu próximo (Ex 20,17).
  • Tu não desejarás para ti a casa de teu próximo, nem seu campo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, qualquer coisa que pertença a teu próximo (Dt 5,21).
  • Onde está o teu tesouro, aí estará também teu coração (Mt 6,21).
CIC 2543 – O 10º. MANDAMENTO PROIBE A COBIÇA DOS BENS DOS OUTROS que é a RAIZ DO ROUBO, DA CORRUPÇÃO E DA FRAUDE
 
c. DEFINIÇÕES DE UMA E DE OUTRA:
  • INVEJA = "é o apetite (desejo) sensível que nos faz desejar as coisas agradáveis que não temos" (CIC 2535).
É a APROPRIAÇÃO DESMEDIDA dos bens terrenos que pertencem a outros" (CIC 2536).
 
É aquela secreta tristeza pelo bem e de satisfação pelo mal que acontece com os outros (mesquinhos, egocêntricos... Vida angustiada (atormentada)). Tem relação com o orgulho, porque não admite ninguém superior a si, mais ... que si mesmo.
 
CIÚME = sentimento que vem do medo de perder o próprio bem: o amigo, os clientes, a namorada (o), a esposa (o)
 
A INVEJA SE REFERE AO BEM DOS OUTROS. O CIÚME SE REFERE BEM DE SI.
 
d. CATECISMO ROMANO – "Quando a Lei nos diz: 'Não cobiçarás', ordena-nos, em outros termos, que afastemos nossos desejos de tudo quanto não nos pertence. A sede dos bens do próximo se torna imensa, infinita e nunca se sente saciada COMO ENSINA o Ecl 5,9 – "Quem ama o dinheiro, dele não se fartará; quem ama a riqueza, dela não tirará proveito: e isso também é vaidade".
 
e. CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS – Divisões, inimizades, escândalos, homicídio... Além de gerar doenças físicas e psicológicas: trabalhar excessivamente para não ficar aquém de ninguém em questão de bens materiais (Expressões: "Não quero que meus filhos passem pelo que eu passei").
 
3. ENCERRAMENTO – Louvado seja NSJC...