Vídeo 53 - Série QUERIGMA – 12º. encontro - A FALTA DO PERDÃO (2)

 
1. INTRODUÇÃO – Sinal da Cruz... Louvado seja NSJC...
OREMOS JUNTOS – Deus, que instruis os corações dos Vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso, amém!
 
2. PREGAÇÃO – Além de acompanhar esta simples pregação, não deixem de ler o ENCONTRO 12 do nosso livro ITINERÁRIO QUERIGMÁTICO. Coisas lá escritas, não serão objeto da nossa pregação, nem a nossa pregação seguirá, rigorosamente os textos lá escritos. Sempre busque mais e mais se aprofundar "nas razões da sua fé", para vivermos de forma mais consciente e coerente com ela e para sabermos instruir os que não conhecem a doutrina maravilhosa da nossa Igreja.
 
1. COMO DEUS NOS PERDOA? QUAL É A MEDIDA DO PERDÃO DE DEUS PARA CONOSCO?
 
a) DEUS NOS PERDOA ANTES MESMO QUE TENHAMOS PECADO:
Rm 5,6-8 – "Quando éramos pecadores..." CONSEQUÊNCIA: UM PERMANENTE ESTADO DE PERDÃO "ANTECIPADO"
CIC 1825 - Cristo morreu por amor de nós, sendo nós ainda «inimigos» (Rm 5,10). O Senhor pede-nos que, como Ele, amemos até os nossos inimigos...
 
b) DEUS NOS PERDOA GRATUITAMENTE:
Perdoar gratuitamente quer dizer: não "cobrar" do outro pelo perdão que lhe é dado. Perdão é "dado", é "doação".
Uma maneira de "cobrarmos" pelo nosso perdão é exigir do outro uma reparação, uma promessa de mudança, um gesto de arrependimento, como condição para perdoarmos. Quantas vezes só perdoamos se o outro se mostrar disposto a se converter do erro que cometeu! Isso não é perdão verdadeiro, cristão, "como Deus nos perdoa". É o perdão amoroso de Deus que nos faz mudar de vida, não o contrário.
 
É claro que Deus perdoa SEMPRE, mas, para que esse perdão produza seus efeitos de cancelamento da culpa e cura é preciso que quem pecou se arrependa e queira efetivamente mudar de vida. Mas, o perdão ficará "retido" nos seus efeitos enquanto não houver essa tomada prática de atitude. Não é Deus que não perdoa; é o pecador que deixa de se abrir ao perdão.
 
Cristo morreu sem que lhe tivéssemos dado a Ele nenhuma garantia do nosso arrependimento. Por isso, apenas perdoemos de todo o coração e deixemos a Deus lidar com o resto.
 
3. ENCERRAMENTO – Louvado seja NSJC...