Era necessário que Cristo sofresse para assim entrar em sua glória - OFÍCIO DAS LEITURAS

 

 

Meus irmãos, nesta carta aos Hebreus no capítulo 12, São Paulo nos convida a empenhar-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, Ele suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. Um pouco mais adiante ele nos encoraja assim: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho.” É para vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige?
 
 
 
Santo Anastácio nos diz assim: Cristo por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o filho do homem será entregue aos gentios, aos sumos sacerdotes e aos mestres da lei, para ser escarnecido, flagelado e crucificado.  Fazia na verdade, estas afirmações em perfeita consonância com as predições dos profetas, que haviam anunciado sua morte em Jerusalém. Mais adiante ele fala: Realmente, era preciso que Cristo sofresse. De modo algum a paixão podia deixar de acontecer. Foi o próprio Senhor quem declarou, quando chamou de insensatos e lentos de coração os que ignoravam ser necessário que Cristo sofresse, para assim entrar em sua glória.  Por isso, veio ao encontro de seu povo para salvar, deixando aquela glória que tinha junto do pai, antes da criação do mundo.
 
 
Meus queridos irmão, a missão de Jesus era encarnar-se, ensinar-nos com seu exemplo de amor, passar pelo sofrimento e morrer na cruz, para salvação de todos nós, a minha, a sua salvação e a de toda a humanidade. E Jesus chama de glória a morte na cruz, que significa a fidelidade e a obediência total ao Pai. Santo Anastácio nos traz a passagem do evangelho de São João (7, 38 – 39) que diz assim:  Aquele que crer em mim, rios de água viva jorrarão de seu interior. Falava do Espírito que deviam receber os que tivesse fé nele: pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado. Jesus ao ser glorificado pelo pai assenta-se a sua direita e nos envia a água viva que é o Espírito Santo, a todos nós que acreditamos nele. O Espírito Santo é nosso auxiliador, é ele que nos dirige, ensina e ampara na nossa caminhada terrestre, rumo a promessa de Jesus Cristo que aquele que acredita nele terá a vida eterna. É esta a herança que Jesus nos oferece.
 
 
Oremos: Ó Deus, que nos concedestes a salvação pascal, acompanhai o vosso povo com vossos dons celestes, para que tendo conseguido a verdadeira liberdade possa um dia alegrar-se no céu, como exulta agora na terra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
 
 
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
 
 
Doe através das:
 
 
CHAVE PIX 31999799360
 
 
BANCO DO BRASIL
AG. 3491 – C/C 35371-X
 
 
Banco Bradesco
AG. 2404 – C/C 27073-3
 
 
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
 
 
Maria Alice Fagundes Ferreira
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão Sede BH/ MG