O maná no deserto - Liturgia das Horas - OFÍCIO DAS LEITURAS

O maná no deserto Ex: 16,3
– Os filhos de Israel partiram da escravidão  para a liberdade, e no caminho murmuraram contra Moises e Aarão que os conduziam em nome de Deus, no deserto... eles diziam: 3“Quem dera se tivéssemos morrido pela mão do Senhor no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto para matar de fome a toda esta gente?”
Estamos na quaresma, tempo de analisarmos nossas escravidões e trevas e clamarmos a libertação a Deus para uma vida livre na luz, na paz e no amor.
E muitas vezes, infelizmente, o que nos vem ao coração são lamúrias e murmurações como o povo de Israel nesta travessia. Sentimos saudade das delícias que o pecado favorece, preferindo a morte à vida. Somos incapazes de praticarmos o jejum porque custa, a oração porque nos questiona, a esmola porque somos egoístas. Mas, quando estamos em apuros, por causas de nossos próprios erros, olhamos para o alto e clamamos misericórdia, e Deus que é Pai e ama incondicionalmente, nos vê atolados em nossas areias movediças vem para nos socorrer.
Dos Comentários sobre os Salmos, de Santo Agostinho, com  o título:
A paixão de todo o corpo de Cristo nos ensina que o verdadeiro sacrifício vespertino é a paixão do Senhor, a cruz do Senhor, a oblação da vítima salvadora, o holocausto agradável a Deus. Esse sacrifício vespertino, ele o converteu, por sua ressurreição, em oferenda da manhã. Assim, A ORAÇÃO que se eleva, com toda pureza, de um coração fiel, é como o incenso que sobe do altar sagrado. Não há aroma mais agradável a Deus: possam todos os fiéis oferecê-lo ao Senhor.
Sejamos dóceis e humildes, aceitemos a salvação quem vem do nosso Senhor e salvador, o único capaz de nos libertar de nosso cativeiro e nos levar para uma vida plena e verdadeira, alimentemo-nos do Alimento que é o próprio Jesus na Eucaristia para nossa santificação e salvação.
Oremos:
Guardai, Senhor Deus, a vossa Igreja com a vossa constante proteção, e, como a fraqueza humana desfalece sem vosso auxílio, livrai-nos constantemente do mal e conduzi-nos pelos caminhos da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelize conosco!
Sua doação Ajuda a Nova Aliança a evangelizar
Doe através das:
CHAVE PIX 31999799360
BANCO DO BRASIL
AG. 3491 – C/C 35371-X
Banco Bradesco
AG. 2404 – C/C 27073-3
Comunidade Católica Nova Aliança
CNPJ- 25567595/0001-92
Beatriz Nicolau
Comunidade Católica Nova Aliança
Missão Sede - BH/MG