Que é o Santo Rosário?

AUTORIA –Jornada Mundial do Rosário
TRADUÇÃO LIVRE – Ammá Maria Ângela de Melo Nicolleti
FONTE – www.es.catholic.net

Até agora se considerou como a melhor definição do rosário, a que deu o Sumo Pontífice São Pio V, em sua “Bula” de 1569: “O rosário, ou saltério da Santíssima Virgem, é um modo piedosíssimo de oração, ao alcance de todos, que consiste em ir repetindo a saudação que o anjo fez a Maria; interpondo um Pai nosso a cada dez Ave Marias e, ao mesmo tempo, ir meditando na vida de nosso Senhor”. O rosário constava de 15 Pai nossos e 150 Ave Marias, lembrando os 150 salmos. Agora, são 20 Pai nossos e 200 Ave Marias, ao se incluírem os mistérios da luz.

A palavra ROSÁRIO significa “coroa de rosas”. Nossa Senhora revelou a várias pessoas que, cada vez que se dizem a Ave Maria, estão dando a ela uma formosa rosa e que cada rosário completo faz um coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores e, assim, o rosário é a rosa de todas as devoções, e, por isso, a mais importante de todas.

O rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal. No santo rosário, a oração mental não é outra coisa senão a meditação sobre os principais mistérios ou fatos da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de Sua santíssima Mãe. Esses vinte mistérios se dividem em quatro grupos: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos. A oração verbal consiste em recitar vinte dezenas (rosário completo) ou cinco dezenas da Ave Maria, cada dezena encabeçada por um Pai nosso, enquanto meditamos sobre os mistérios do rosário.

A santa Igreja recebeu o rosário em sua forma atual no ano 1214, de uma forma milagrosa: quando nossa Senhora apareceu a Santo Domingos e lhe entrega como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores desses tempos. Desde então, sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.

Entre as várias formas e modos de honrar a Mãe de Deus, optando pelos que são melhores em si mesmas e mais agradáveis a Ela, é a recitação do santo rosário a que ocupa o lugar preeminente. Vale a pena recordar que, entre as várias aparições da santíssima Virgem, sempre Ela insistiu na recitação do rosário. É assim como, por exemplo, o 13 de maio de 1917 em um povoado de Portugal, chamado Cova da Iria, a santíssima Virgem insiste com veemência na reza do rosário aos três pastorzinhos, em uma de suas muitas aparições a esses três videntes.

Sendo um sacramental, o santo rosário contém os principais mistérios da nossa religião católica, que nutre e sustenta a fé, eleva a mente às verdades divinamente reveladas, nos convida à conquista da pátria eterna, faz crescer a piedade dos fiéis, promove as virtudes e as robustece. O rosário é alto em dignidade e eficácia; poder-se-ia dizer que é a oração mais fácil para os simples e humildes de coração, é a oração mais especial que dirigimos à nossa Mãe para que interceda por nós diante do trono de Deus.

O santo rosário prolonga a vida litúrgica da Igreja, porém não a substitui; ao contrário, enriquece e dá vigor à própria liturgia. É por isso que o santo rosário se enquadra como uma reza dentro da religiosidade popular que contém um grande tesouro de valores que responde com sabedoria cristã aos grandes questionamentos da existência.

O povo latino-americano é profundamente mariano, reconhece com uma grande sabedoria popular católica que chegamos a Jesus Salvador através de Maria santíssima, Sua Mãe, e desde os tempos do descobrimento e da conquista da América, nasceu uma grande devoção pela Virgem Maria. Nela, nossos povos sempre olharam o rosto maternal de quem nos trouxe a Salvação. E, com a primeira manifestação explícita da Rainha do Céu em terra americana, com rosto e figura de mulher mestiça, no México, cresceu ainda mais o amor e a devoção a ela em todos os países de língua espanhola, reconhecendo-a como nossa própria Mãe, cheia de amor, de misericórdia e de piedade para com seus filhos. Sentimento que está em relação direta com a origem mesma da maternidade divina: Maria é Mãe de Deus Redentor, é também verdadeiramente a Mãe de todos os membros de Cristo, porque ela colaborou com seu amor para que os crentes nascessem na Igreja, membros daquela cabeça que é Cristo.

O passar do tempo, os costumes modernos e a inovação das formas de oração não podem deixar de lado a reza do santo rosário. De fato, os santos Padres e os santos tiveram uma profunda devoção para com este sacramental. Nós, como católicos e como amantes da Rainha do Céu, temos de ser fervorosos devotos do rosário. É digno de recordar que a família que reza unida permanece unida. Que a recitação piedosa e consciente do santo rosário do santo rosário nos traga a paz da alma e nos una mais estreitamente a Maria para vivermos autenticamente nosso cristianismo!