L Liturgia

Liturgia de 12 de maio de 2020

TERÇA FEIRA – V SEMANA DA PÁSCOA

(Branco, ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Louvai o nosso Deus, todos vós que o temeis, pequenos e grandes; pois manifestou-se a salvação, a vitória e o poder do seu Cristo, aleluia!

(Ap 19,5; 12,10).

Oração do dia

 

- Ó Deus, que, pela ressurreição do Cristo, nos renovais para a vida eterna, daí ao vosso povo constância na fé e na esperança, para que jamais duvide das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: At 14,19-28

 

- Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Bar­nabé.  21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecer firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada Comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a palavra em Per­ge, e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27Chegando ali, reuniram a Comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 145,10-11.12-13ab.21 (R: 12a)

- Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.


- Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.


- Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.


- Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.

R: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos para entrar em sua glória, aleluia!  (Lc 24,46.26).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 14,27-31a

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito con­vosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Levantai-vos! (Jo 14,27-31a)

Na vida, tudo tem a sua hora. Há coisas que são realmente inadiáveis. Há momentos que são de decisão. Falamos, então, na Hora H, no Dia D.

Este imperativo – Levantai-vos! – é pronunciado por Jesus Cristo no encerramento da Última Ceia, após a qual ele “já não beberia do fruto da videira, até que viesse o Reino” (cf. Lc 22,18). Chegou a “hora” de Jesus. Não há mais tempo a perder. Aguarda-o a sua Paixão e Morte na cruz.

É admirável aos nossos olhos a consciência que Jesus tem a respeito de sua missão como vítima de propiciação pela humanidade. Sabe muito bem o que espera por ele e mesmo assim não hesita jamais. Impelido pelo amor, que trabalha incansavelmente pela redenção da humanidade mergulhada nas trevas do pecado, Jesus mostra a sua prontidão em dar a vida por nós. Ele é uma vítima vicária, assumindo um posto que cabia, por justiça, a nós, os pecadores.

Trata-se de uma disposição bem diferente da de Tomé, quando viu que Jesus se dispunha a voltar a Jerusalém, onde tantos perigos o rondavam, e gemeu baixinho: “Vamos nós também, para morrermos com Ele!” (Cf. Jo 11,16.) Tal como Tomé, nós também ainda não estamos muito animados com a hipótese de “morrer com ele” ... Morrer para nossos pecados. Morrer para nossos vícios. Morrer para nossas razões. Morrer para nossos planos e projetos pessoais. Morrer... para tudo aquilo que impede uma consagração definitiva a nossa missão de evangelizar!

Em nossa caminhada, há sempre alguma coisa que nos prende, nos faz hesitar, adiar a grande decisão e ir empurrando com a barriga uma vida feita de pura mediocridade. O imperativo de Jesus manifesta que já é hora de ficar de pé, caminhar e assumir a cruz. Venceremos nossa inércia?

Os discípulos devem ter estranhado a “animação” de Jesus. Devem ter estranhado também quando o Mestre disse que os discípulos tinham motivo de se alegrar porque Jesus estava de malas prontas para “ir ao Pai”. Nós também ainda não aprendemos a nos alegrar com as cruzes que Deus “escolhe” para nós, cruzes que serão instrumento de salvação para nós e para muitos...

Quando diremos, afinal: “Senhor, eis-me aqui! Fazei de mim um instrumento de vossa paz?”

 

Orai sem cessar: “Aqui estou, Senhor. Envia-me!” (Is 6,8.)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.