L Liturgia

Liturgia de 16 de fevereiro de 2020

DOMINGO DA VI SEMANA DO TEMPO COMUM

(cor verde, gloria, creio - II semana do saltério)

Antífona da entrada

- Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para a honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais (Sl 30,3).

Oração do dia

- Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Eclo 15,16-21


- Leitura do livro do Eclesiástico: 16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. 17Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. 18Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. 19A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. 20Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. 21Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 119,1-2.4-5.17-18.33-34 (R: 1)

- Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

  1. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

 

- Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!

  1. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

 

- Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados.
Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!
R. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

 

- Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!
R. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

 

- Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los fielmente até o fim!
Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei. 

  1. Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

2ª Leitura: 1º Cor 2,6-10


-Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos: 6Entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição. 7Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. 8Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9Mas, como está escrito, 'o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu'. 10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Eu te louvo ò, Pai santo, Deus do céu, Senhor da terra; os mistérios do teu reino são pequenos, Pai, revelas (Mt 11,25).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 5,17-37


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. 20Porque eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. 23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. 25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto nóo pagares o último centavo. 27Ouvistes o que foi dito: 'Não cometerás adultério'. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno. 3lFoi dito também: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio'. 32Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério. 33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apóia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Não vim abolir, mas cumprir... (Mt 5,17-37)

Neste Evangelho, inserido no Sermão da Montanha, Jesus de Nazaré se revela Mestre com uma autoridade jamais vista nos doutores da Lei de seu tempo. Só ele pode dizer: “Está escrito assim; eu, porém, vos digo...”

A frase - seis vezes repetida - tem levado alguns leitores (e comentaristas!) a afirmar que o Antigo Testamento (melhor dizer: Primeira Aliança) foi ultrapassado e mesmo anulado pelo Novo Testamento (melhor dizer: Nova Aliança). De fato, Jesus não anula as prescrições da Lei antiga, mas vem torná-las ainda mais exigentes. Insultar já é matar; desejar já é adulterar; o amor se estende aos inimigos...

O teólogo Hans Urs von Balthasar faz um comentário sobre o verdadeiro sentido da Lei: “Jesus sublinha que ele não veio abolir a Lei dada por Deus na Antiga Aliança, mas cumpri-la em seu primitivo sentido pensado por Deus. E isto até o mínimo detalhe, ou seja, até o sentido mais íntimo que Deus lhe havia dado. E este sentido foi indicado no Sinai: ‘Vós vos tornastes santos porque eu sou santo’. (Lv 11,44)

Jesus vai repetir isto no Sermão da Montanha: ‘Vós sereis perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito’. (Mt 548) Este é o sentido dos mandamentos: aquele que quer permanecer em aliança com Deus deve corresponder à atitude e ao pensamento de Deus; este é o objetivo dos dez mandamentos.

E Jesus nos mostrará que este cumprimento da Lei é possível; diante de nós, ao longo de toda a sua existência, ele vai vivê-lo em seu sentido último, até que se realize tudo o que fora profetizado: até a cruz e a ressurreição.”

Realmente, nada nos foi pedido que seja impossível. No livro do Deuteronômio (30,11-14), o próprio Deus observa que guardar os mandamentos depende de uma escolha, um ato da vontade. “Esta Lei que hoje te prescrevo não está além de teus meios, nem fora de tua possibilidade... pois a Palavra está bem perto de ti, ela está em teu coração.”

Admitir esta verdade – a existência da Palavra divina no coração de toda pessoa – significa reconhecer que uma espécie de “consciência” natural nos mostra a diferença entre o bem e o mal. Diante do mal e do bem, brota em nós a repulsa ou a aprovação. As virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade nos permitirão aperfeiçoar esta “tendência” natural, impressão digital do Criador em cada criatura.

A humanidade que tem sede de Deus precisa ver em nós os reflexos da Aliança que vivemos com nosso Deus. A contemplação do bem atrai para Deus, fonte de todo bem.

Orai sem cessar: “Escolhi o caminho da verdade.” (Sl 119,30)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.