L Liturgia

Liturgia de 26 de janeiro de 2020

III DOMINGO DO TEMPO COMUM.

(verde, glória, creio, III semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, ó terra inteira; esplendor, majestade e beleza brilham no seu templo santo (Sl 95, 1.6).

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Is 8,23b-9,3

 

- Livro do profeta Isaías: 23bNo tempo passado o Senhor humilhou a terra de Zabulon e a terra de Neftali; mas recentemente cobriu de glória o caminho do mar, do além-Jordão e da Galileia das nações. 9,1O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 27,1.4.13-14 (R: 1a.1c)

- O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.

R: O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.


- O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?

R: O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.


- Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

R: O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.


- Sei que a bondade do Senhor hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

R: O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida.

 

2ª Leitura: 1 Cor 1,10-13.17

 

- Primeira carta de são Paulo aos Coríntios: 10Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar. 11Com efeito, pessoas da família de Cloé informaram-me a vosso respeito, meus irmãos, que está havendo contendas entre vós. 12Digo isto, porque cada um de vós afirma: “Eu sou de Paulo”; ou: “Eu sou de Apolo”; ou: “Eu sou de Cefas”; ou: “Eu sou de Cristo”! 13Será que Cristo está dividido? Acaso Paulo é que foi crucificado por amor de vós? Ou é no nome de Paulo que fostes batizados? 17De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Pois do reino a boa-nova Jesus Cristo anunciava, e as dores do seu povo, com poder, Jesus curava (Mt 4,23).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 4,12-23

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!  


-
12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixando a barca e o pai o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

 

 

Liturgia comentada

Imediatamente o seguiram... (Mt 4,12-23)

A cena causa impacto. Como entender a reação dos pescadores ao chamado de Jesus de Nazaré? É assim – sem mais, nem menos – que se abandona a profissão e o próprio pai ao simples convite de um pregador itinerante?

O comentário de Hébert Roux pode ajudar-nos a entender. “A pregação do Reino não é uma exposição objetiva de verdades gerais e de máximas universais; ela assume uma forma precisa e pessoal, dirige-se a homens concretos, ressoa na vida deles como uma ordem inelutável e ali provoca atos decisivos”.

Sim, o chamado pede uma decisão, mostra o Evangelho. “Nenhuma observação psicológica, nenhum comentário: simplesmente o enunciado de uma ordem indiscutível e indiscutida, seguida imediatamente da execução. Todo o destino destes quatro homens depende unicamente da escolha soberana da qual foram objeto por parte do Mestre.”

Como não ouvir, como pano de fundo, a voz de Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu escolhi a vós”? (Jo 15,16.) Diante da escolha divina, o espantoso seria a recusa, não a pronta aceitação...

“Jesus sobrevém na existência ordinária deles – prossegue Roux - e, de algum modo, os surpreende, e é sua decisão que leva à deles, não o contrário. Tal é a origem da Igreja fundada pela Palavra de Deus: não uma associação que nomeia seu presidente, nem um rebanho que elege seu pastor, mas uma assembleia de convocados cuja comunidade se fundamenta sobre sua comum eleição. A obediência imediata, muda, dos dois grupos de irmãos, sucessivamente chamados, sublinha a autoridade daquele que fala: ali onde Deus comanda, o homem pode apenas calar-se e obedecer.”

É notável esta visão sobre a Igreja. Claro, ela bate de frente contra certos agrupamentos que dizem seguir a Jesus, mas o fazem sob condição, estabelecem limites, filtram o Evangelho segundo suas conveniências e ousam – quem diria? – apontar excessos nas exigências do Mestre e Senhor.

Daremos a Jesus Cristo o direito de nos dizer o que ele fará de nós? Aos quatro pescadores de peixes, ele diz: “Eu vos farei pescadores de homens!” E o que será que Jesus tenta dizer a cada um de nós?

Orai sem cessar: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!” (1Sm 3,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.