L Liturgia

Liturgia de 20 de dezembro de 2019

SEXTA FEIRA DA III SEMANA DO ADVENTO

(roxo, pref. do Advento II - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

 

- Um ramo brotará da raiz de Jessé; a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus (Is 11,1; 40,5; Lc 3,6)

Oração do dia

 

- Senhor Deus, ao anúncio do anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, foi inundada pela luz do Espírito santo, Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Is 7,10-14

- Leitura do livro do profeta Isaías: Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 24,1-2.3-4ab.5-6 (R: 7c.10b)

 - O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

R: O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!


- Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

R: O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!


- “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação”?

Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

R: O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!


- “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

R: O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Ó chave de David, que abre as portas do reino eterno; oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentada nas trevas!

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 1,26-38.

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

- 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”  29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

Liturgia comentada

O nome de Jesus... (Lc 1,26-38)

Na Bíblia, o nome está ligado à missão. Ao receber a missão divina, a pessoa recebe um nome novo. Assim, Abrão passa a ser chamado Abraão [pai de uma multidão], conforme a promessa de Deus de lhe dar uma descendência incontável, apesar de casado com Sara idosa e estéril. Igualmente, Jacó, após o combate noturno com Deus, é rebatizado de Israel: “Que Deus se mostre forte”.

Na Anunciação, o Anjo Gabriel informa à Virgem Maria que seu filho será chamado Jesus (Ye-shua, “Javé salva”). Em seu nome está explicitada sua missão: salvar os homens. Por analogia, podemos dizer que, caso Gabriel fosse enviado a uma jovem de língua portuguesa, o nome do filho seria “Salvador”.

Na Igreja do Oriente, desenvolveu-se a tradição que conhecemos pelo nome de “Oração de Jesus”, praticada em mosteiros, como os do Monte Athos e do Monte Sinai, mas também pelos fiéis leigos. No Ocidente, São Bernardo de Claraval e S. Bernardino de Sena também propagaram este “método” de rezar.

O conhecido relato do “peregrino russo” registra como um andarilho aprendeu com um monge a repetir indefinidamente o nome santo de Jesus, em uma fórmula curta, à maneira de jaculatória: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador!” Na prática, podemos reduzi-la a poucas palavras, repetidas no ritmo da respiração, repassando, ou não, as contas de um rosário: “Senhor Jesus” ou, apenas, “Jesus”.

Não se trata de nenhum procedimento “mágico”, mas um processo de saturação que nos coloca em crescente intimidade com o Senhor, ao mesmo tempo que nos une em comunhão com todos aqueles que oram da mesma maneira, em todo o mundo. Em qualquer ambiente – lar, escola, trabalho, em viagem – esta oração é possível e frutuosa, reconduzindo o coração do orante à presença (tantas vezes esquecida!) de nosso Salvador.

Nome e pessoa são inseparáveis. Rezar “em nome de Jesus” é rezar em sua Pessoa. No livro dos Atos dos Apóstolos, encontramos sinais dessa prática: “... estende a tua mão para que sejam operadas curas, sinais e prodígios pelo Nome de teu santo servo Jesus”. (At 4,29-30.) E ainda: “... o temor invadiu a todos e celebravam a grandeza do Nome do Senhor Jesus.” (At 19,17.)

E Jesus anunciara: “Em meu Nome, expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; imporão as mãos aos enfermos e estes serão curados”.

Orai sem cessar: “Ó Deus, salva-me pelo teu Nome!” (Sl 54,3)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.