L Liturgia

Duas participações no sacerdócio único de Cristo (CIC § 1546)

Cristo, sumo sacerdote e único mediador, fez da Igreja “um Reino de sacerdotes para Deus, seu Pai” (Cf Ap 1,6; 5,9-10; 1 Pd 2,5.9). Toda comunidade dos fiéis é, como tal, sacerdotal. Os fiéis exercem seu sacerdócio batismal por meio de sua participação, cada qual segundo sua própria vocação, na missão de Cristo, Sacerdote, Profeta e Rei. É pelos sacramentos do Batismo e da Confirmação que os fiéis são “consagrados para ser... um sacerdócio santo [LG 10] ”.

"O sacerdócio de Cristo é também participado por todo o povo de Deus mediante os sacramentos do Batismo e da Crisma. Cumpre-se assim em plenitude o que já foi dito ao povo do Antigo Testamento: 'Sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa' (Ex 19,6). Tais palavras foram retomadas por São Pedro e aplicadas ao povo cristão: 'Vós, sereis pedras vivas, constituí-vos num edifício espiritual, dedicai-vos a um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo... Sois uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua peculiar propriedade, a fim de que proclameis as excelências daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa' (1Pd 2,5.9).

Desta maneira todo o povo cristão participa da sagrada liturgia e não apenas a ela assiste; oferece com Cristo ao Pai o sacrifício da Missa. É de notar, porém, que entre o sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial ordenado há uma diferença, que o Concílio do Vaticano II [aqui] formula [na] (LG 10).

Como se vê, os fiéis exercem seu sacerdócio comum não somente quando participam do culto divino na igreja, mas também por toda a sua vivência cotidiana, atendendo às justas solicitações de sua existência neste mundo. É São Paulo quem o diz: 'Exorto-vos, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que oferecais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus; este é o vosso culto espiritual' (Rm 12,1).

Culto espiritual' é o culto vivificado pelo Espírito Santo; o cristão é movido pelo Espírito Santo a levar uma vida santa. Todos são chamados à santidade; esta é a vocação básica decorrente do Batismo." (Escola Mater Ecclesiae, Curso sobre os sacramentos por correspondência, pág. 186 e 187,Dom Estévão Bettencourt).