L Liturgia

Liturgia de 31 de outubro de 2019

QUINTA FEIRA – XXX SEMANA DO TEMPO COMUM

(Verde - ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3).

 

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Rm 8,31-39

 

- Leitura da carta de são Paulo aos Romanos: Irmãos, 31bse Deus é por nós, quem será contra nós? 32Deus, que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele? 33Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus, que os declara justos? 34Quem condenará? Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está, à direita de Deus, intercedendo por nós? 35Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada? 36Pois é assim que está escrito: “Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro”. 37Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou! 38Tenho certeza de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os poderes celestiais, nem o presente nem o futuro, nem as forças cósmicas, 39nem a altura nem a profundeza, nem outra criatura qualquer serão capazes de nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 109,21-22.26-27.30-31 (R: 26b)

 

- Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!

R: Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!


- Agi a meu favor, ó Senhor Deus, por amor do vosso nome, libertai-me, pois vossa lealdade é benfazeja! Necessitado e infeliz, eis o que sou, dentro de mim meu coração está ferido!

R: Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!


- Senhor, meu Deus, vinde ajudar-me e salvar-me, segundo vosso amor e compaixão. Para que nisso reconheçam vossa mão e saibam que sois vós que o fizestes!

R: Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!


- Celebrarei o meu Senhor em alta voz, em meio à multidão hei de louvá-lo. Pois ele defende o indigente e o salva daqueles que condenam sua alma.

R: Salvai-me, Senhor, segundo a vossa bondade!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! (Lc 19,38;2,14).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 13,31-35

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- 31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Devo seguir o meu caminho... (Lc 13, 31-35)

 

É admirável em Jesus de Nazaré a consciência que ele tem de sua missão! Depois de longos anos de vida oculta em Nazaré, misturado aos mais pobres, chega o momento de assumir aquela missão que motivara sua “descida” e encarnação...

Gosto de imaginar o momento de sua despedida. O Filho se dirige à Maria: “Mãe, não posso mais esperar... O Vento, que sopra onde quer, me arrasta para o deserto. E logo me impelirá para as multidões. Na montanha ou na planície, o Espírito me chama. Adeus!” E ela, serena, empurrando-o de leve: “Vai, meu Filho. Chegou a sua hora!”

Não passará muito tempo sem que se erga a oposição demoníaca, desde os homens do Templo (esses hipócritas!) até Herodes (essa raposa!). Armadilhas, provocações, traições, coisa alguma poderá deter a caminhada do Caminho...

Sim, Jesus é o homem-caminho. Só por ele vamos ao Pai. Só por Ele o amor do Pai se revelou plenamente a nós. Contemplando sua vida, caem por terra todas as nossas desculpas para estacionar.

A mãe viúva. Arrimo de família. Pobreza. Dominação romana. Corrupção das lideranças religiosas. Incompetência de seus discípulos. Nada o detém. Ao contrário, ele anseia pela chegada de sua “hora”, a hora da Paixão: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem. [...] E que hei de dizer? Pai, salva-me desta hora? Mas por causa disto é que eu cheguei a esta hora!” (Jo 12, 23.27.)

Ao afirmar que deve seguir o seu caminho, Jesus acrescenta: “...porque não se admite que um profeta morra fora de Jerusalém”. Ironia à parte, fica bem claro que ele não ignora o desfecho de sua caminhada: o alvo é a Cruz. Ele conhece a história de Israel e sabe como terminava a estrada dos homens que Deus enviara a seu povo. Não sonha, pois, com algo mais fácil para si mesmo.

Por certo, em sua humanidade, Jesus experimenta tudo o que é próprio de nossa natureza: apreensões, dúvidas e temores. Mas, ao mesmo tempo, ele sabe muito bem qual é a vontade do Pai: que todos se salvem. Por isso mesmo, não se deixa intimidar com as ameaças: “Devo seguir o meu caminho!”

E nós? Estamos a caminho? Ou nos sentamos à beira da estrada, paralisados diante dos obstáculos?

 

Orai sem cessar: “Correrei pelos caminhos de vossos mandamentos.”       (Sl 119, 32)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.