L Liturgia

Liturgia de 28 de outubro de 2019

SEGUNDA FEIRA – SANTOS SIMÃO E JUDAS APÓSTOLOS

(vermelho, glória, pref. dos apóstolos - ofício da festa)

Antífona da entrada

 

- No seu amor inabalável, o Senhor escolheu como apóstolos Simão e Judas e lhes deu uma glória eterna.

 

Oração do dia

 

- Ó Deus, que, pela pregação dos apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento de vosso evangelho, concedei, pelas preces de são Simão e são Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor novos fiéis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ef 2,19-22

 

- Leitura da carta de são Paulo aos Efésios: Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem mi­grantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornar­des morada de Deus pelo Espírito.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 19a,2-3.4-5 (R: 5a)

 

- Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


- Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.


- Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

R: Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva, ó Senhor, o coro dos apóstolos! (Jo 17,17).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 6,12-19

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- 12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Uma força que curava a todos... (Lc 6,12-19)

Certamente, a missão primordial de Jesus consistiu em dar sua vida pela humanidade, reatando amorosamente nossa ligação com o Pai. Para atrair o povo a Deus, Jesus também ensinava e nos transmitia um conjunto de verdades em cujo coração está a revelação da paternidade divina: Deus é Pai. Yahweh é Abbá.

Dentro desse contexto, como entender a figura do Jesus Médico? Segundo as palavras dele mesmo, os gestos de cura e de libertação são “sinais” de que o Reino de Deus já estava entre nós. Daí o teor de sua resposta a João, através dos discípulos do Batizador: “Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e aos pobres se anuncia a Boa Nova”. (Lc 7,22) A Boa Notícia oferecida por Jesus ia muito além da simples salvação das almas...

Ao longo da História, em diferentes religiões e grupos humanos, sempre existiram pessoas com excepcionais dons de cura, utilizando ou não elementos da matéria, como vegetais e minerais, e adotando variadas técnicas. Em Jesus, porém, atuava uma força ou poder [dýnamis, no texto grego de São Lucas 6,19] que superava toda experiência anterior e ia muito além de uma faculdade meramente humana.

Caso exemplar foi o daquela mulher que há 12 anos sofria de uma hemorragia e, tocando, pelas costas, a túnica de Jesus, foi prontamente curada. E Jesus declara: “Alguém me tocou. Eu senti uma força [égnon dýnamin] saindo de mim” (cf. Lc 8,46). Logo, trata-se de uma cura “involuntária” realizada no simples contato com o Filho de Deus.

Em certas passagens do Evangelho, registra-se uma espécie de “estremecimento” [cf. gr. embrimómenos], certo “frisson” no corpo de Jesus, no momento de uma cura. Do mesmo modo, ao contemplar a multidão sem pastores, Jesus experimenta uma reação física de compaixão [cf. Mt 6,36: esplagnísthe]. Não será exagero entender que é exatamente o amor – um amor entranhado, visceral! – que leva Jesus a curar e regenerar o físico e o espiritual nas pessoas que atravessavam seu caminho.

A leitura atenta dos Evangelhos mostra que poder similar foi confiado por Jesus a sua Igreja. Nos Atos dos Apóstolos este dom é inegável. Não devemos deixá-lo na sombra...

Orai sem cessar: “Não temerei mal algum, pois estás comigo!” (Sl 23,4)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.