L Liturgia

Liturgia de 04 de outubro de 2019

SEXTA FEIRA – SÃO FRANCISCO DE ASSIS – RELIGIOSO E FUNDADOR
(branco, pref. comum ou dos santos – ofício da memória)

Antífona da entrada

 

- Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu com amor.

Oração do dia

 

- Ó Deus, que fizestes são Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Br 1,15-22

 

- Leitura do livro de Baruc: 15Ao Senhor nosso Deus, cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha, como acontece no dia de hoje aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém, 16aos nossos reis, nossos príncipes e sacerdotes, aos nossos profetas e nossos antepassados: 17pois pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos 18e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, que nos exortava a viver de acordo com os mandamentos que ele pôs sob os nossos olhos. 19Desde o dia em que o Senhor tirou nossos pais do Egito, até hoje, temos sido desobedientes ao Senhor nosso Deus, procedemos inconsideradamente, deixando de ouvir sua voz; 20por isso perseguem-nos as calamidades e a maldição, que o Senhor nos lançou por meio de Moisés, seu servo, no dia em que tirou nossos pais do Egito, para nos dar uma terra que mana leite e mel, como de fato é hoje. 21Mas não escutamos a voz do Senhor, nosso Deus, como vem nas palavras dos profetas que ele nos enviou, 22e entregamo-nos, cada qual, às inclinações do perverso coração, para servir a outros deuses e praticar o mal aos olhos do Senhor, nosso Deus!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 79,1-2.3-5.8.9 (R: 9b)

 

- Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

R: Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

- Invadiram vossa herança os infiéis, profanaram, ó Senhor, o vosso templo. Jerusalém foi reduzida a ruínas! Lançaram aos abutres como pasto os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram os corpos dos fiéis, vossos eleitos.

R: Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

- Derramaram o seu sangue como água em torno das muralhas de Sião, e não houve quem lhes desse sepultura! Nós nos tornamos o opróbrio dos vizinhos, um objeto de desprezo e zombaria para os povos e àqueles que nos cercam. Mas até quando, ó Senhor, veremos isto? Conservareis eternamente a vossa ira? Como fogo arderá a vossa cólera?

R: Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

- Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.

R: Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

- Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

R: Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!


Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!

(Sl 94,8).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,13-16

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, disse Jesus: 13Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Carfanaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada
Ai de ti! (Lc 10,13-16)

De Jesus, o manso cordeiro de Deus, a gente só esperaria por bênçãos, nunca por maldições. No entanto, aí estão as suas palavras fulminantes dirigidas a Corazim e Betsaida. Nem mesmo sua cidade de adoção, Cafarnaum, escapa dessas cominações.

Jesus se dirige a um auditório de judeus, os quais conheciam muito bem o Antigo Testamento, onde aparecem cidades que foram ricas e famosas, mas acabaram em ruínas. Na passagem paralela, no Evangelho de Mateus (11,24), Jesus citou uma delas: Sodoma. Em Gênesis 19, narra-se a destruição de Sodoma, sob o fogo do céu, devido à corrupção generalizada dos costumes de sua sociedade.

É fácil imaginar a reação de seus ouvintes: aquilo que devia ser um apelo à conversão acaba por acirrar ainda mais os ânimos contra Jesus. Não raro, o convite à mudança de vida é ouvido em um movimento de defesa, quando os corações endurecem ainda mais...

Jesus atravessara estradas e aldeias, pregara nas esquinas e nos pórticos do Templo. Mais ainda: não economizara os “sinais” que poderiam abrir as mentes e os corações, curando os doentes, libertando os possessos e anunciando a misericórdia de Deus. Tudo em vão.

Por isso a observação do Mestre: cidades pagãs, verdadeiros símbolos de impureza, como Tiro e Sidônia, teriam voltado o coração para Deus se tivessem presenciado os mesmos milagres. Os judeus daquele tempo tinham sido o alvo preferencial da mensagem divina, mas não a acolheram.

Santo Agostinho escreveu: “Temo o Deus que passa e não volta”. Ou seja, existe um momento da Graça de Deus, e nós corremos grande risco quando não aproveitamos essa oportunidade especial que a misericórdia divina nos oferece.

Também nós, nascidos e criados em uma sociedade com raízes cristãs, somos alvo da “preferência” do Céu. Temos a Palavra de Deus, hoje impressa em centenas de idiomas, os Sacramentos, os grupos de oração, o Evangelho em todos os meios de comunicação. Temos o que outras épocas não tiveram no passado, o que outros grupos sociais não têm no presente. Este privilégio traz anexa uma responsabilidade. Ninguém admire que, neste Evangelho, Jesus faça alusão a uma “sentença” no juízo final.

Orai sem cessar: “Eu te pertenço, salva-me!” (Sl 119,94)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.