L Liturgia

“Em meu nome...” (CIC § 1507)

O Senhor ressuscitado renova este envio (“Em meu nome... eles imporão as mãos sobre os enfermos e estes ficarão curados” (Mc 16,17-18) e o confirma por meio dos sinais realizados pela Igreja ao invocar seu nome [cf. At 9,34; 14,3]. Esses sinais manifestam de um modo especial que Jesus é verdadeiramente “Deus que salva [cf. Mt 1,21; At 4,12] ”.

Reflexão: "Nos primeiros tempos da expansão da Igreja, as curas que Jesus anunciava cumpriram-se de modo frequente e visível. Era muito conveniente que assim sucedesse para mostrar ao mundo de uma maneira palpável a verdade do cristianismo. Mais tarde, continuaram a realizar-se curas, mas em menor número, como casos excepcionais. Também é conveniente que assim seja porque, por um lado, a verdade do cristianismo está já suficientemente atestada; e, por outro lado, para dar lugar ao mérito da fé. Os milagres foram precisos no princípio para confirmar com eles a fé. Mas, uma vez que a fé da Igreja está confirmada, os milagres não são necessários. De qualquer modo, Deus continua a realizar milagres através dos santos de todos os tempos, também dos atuais". (Bíblia de Navarra, os Santos Evangelhos, pág. 669 e 670).

"O próprio Senhor garantiu aos Apóstolos: 'o que pedirdes ao Pai, Ele vo-lo dará em Meu nome' (Jo, 16,23), e eles, confiantes nesta promessa, operam conversões e milagres 'no nome de Jesus'. O poder deste nome também agora, como sempre, operará prodígios em nós e nas almas pelas quais o invocarmos.

[Certa vez] São Pedro tomou a inciativa e não esperou por ser chamado por um paralítico. Menciona-se oito anos de doença para pôr em realce a importância e dificuldade da cura, que se opera contudo instantaneamente pelo poder de Jesus Cristo (cf. At 9,32-35)." (Bíblia de Navarra, Atos dos Apóstolos, pág. 101, 102 e 181).

Devemos ter constantemente esse nome nos lábios. Mas principalmente na oração de cura. Não se trata de uma coisa mágica, como se bastasse proclamar o nome do Senhor para que as curas acontecessem. O nome de Jesus significa que "Deus salva". Quando proclamamos o nome d'Ele numa situação estamos afirmando: Deus salva! Deus salva esta pessoa! Deus salva nesta situação, neste momento! É uma proclamação! Nós precisamos proclamar o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo como o "Deus salva". Ele é verdadeiramente o "Deus que salva".

Onde Jesus está Ele salva! Onde o Nome do Filho de Deus é proclamado Ele já está salvando!

Jesus salva não porque recebeu esse nome, mas porque Ele é o "Deus salva", por isso recebeu do Pai esse nome. Ao proclamarmos o nome d'Ele estamos afirmando que "Deus salva". É uma certeza! E é preciso ter essa certeza para que a fé se reacenda em nós.