L Liturgia

Liturgia de 17 de outubro de 2018

QUARTA FEIRA – SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA, BISPO E MARTIR
(Vermelho, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)

Antífona da entrada

- Estou pregado na cruz com Jesus Cristo: já não sou eu que vivo, mas é o Cristo que vive em mim. Vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2,19).

Oração do dia

 

- Deus eterno e todo-poderoso, que ornais a vossa Igreja com o testemunho dos mártires, fazei que a gloriosa paixão que hoje celebramos, dando a santo Inácio de Antioquia a glória eterna, nos conceda continua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Gl 5,18-25

 

- Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas: Irmãos, 18se sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. 19São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21invejas, bebedeiras, orgias, e coisas semelhantes a estas. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. 22Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, 23mansidão, continência. Contra estas coisas não existe lei. 24Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos. 25Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 1,1-2.3.4.6 (R: Jo 8,12)

 

- Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!

R: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!


- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

R: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!


- Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz via prosperar.

R: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!


- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

R: Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem

(Jo 10,27).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 11,42-46.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos dissimulados, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

Liturgia comentada
Sois como túmulos... (Lc 11,42-46)

Entre os preceitos da Antiga Aliança, figurava este alerta: quem tocasse em um túmulo estaria ritualmente impuro pelo período de sete dias (cf. Nm 19,16), devendo submeter-se a estrito ritual de purificação. Por isso mesmo, os túmulos eram caiados, para que a brancura da cal chamasse a atenção dos distraídos.

Jesus se vale desta imagem para denunciar a duplicidade dos fariseus, que se esmeravam no cumprimento de pequenos detalhes preceituais, mas deixavam de cumprir mandamentos essenciais, como o amor ao próximo. Exteriormente, uma aparência de pureza; internamente, completa corrupção. Ou seja, uma “religião” feita de máscaras...

Sempre houve este risco de valorizar o culto e as atitudes exteriores em detrimento de uma interioridade sincera. A viúva rica doava os vitrais para a igreja, mas fazia questão de que seu nome fosse gravado no vidro. O fazendeiro avisou que não daria mais garrotes para o leilão, porque seu nome não fora citado na hora dos lances. Vamos para a missa de domingo com roupa limpinha, mas continuamos a ver as novelas de TV com seu desfile de pornografia, violência, traições e desprezo pela virtude...

Esta deformação da vida cristã merece o mesmo rótulo que Jesus aplicou aos fariseus de seu tempo: hipocrisia. Em lugar de uma humilde submissão à vontade de Deus, expressa nos mandamentos e no magistério da Igreja, acha-se uma forma de aparentar um ar de religiosidade, enquanto o coração permanece rebelde, apegado ao próprio eu, movido apenas por interesses pessoais.

Sem dúvida, o servidor de Deus recusa a ostentação e o luxo, abre mão do supérfluo, acolhe os necessitados, gasta tempo e dinheiro com os outros. Que pensar de evangelizadores e “ministérios” de música que só se apresentam sob a condição de polpuda remuneração?

Em nosso tempo, o risco de duplicidade é ainda maior: com a exposição pelos meios de comunicação os evangelizadores se arriscam a viver como simples animadores de TV, artistas de palco, tornando-se ídolos de uma plateia que os “consome”.

Jesus de Nazaré – que não tinha onde repousar a cabeça (cf. Mt 8,20) – continua sendo nosso modelo extremo de fidelidade à missão que o Pai lhe confiara, sem se preocupar com os agrados e os aplausos da multidão.

Orai sem cessar: “Não são os mortos que louvam o Senhor!” (Sl 115,17)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.