L Liturgia

Vídeo 52 – Nosso patrimônio espiritual - 15 - F.O.C.O. – O espírito de obediência – 1

1º.PONTO – CONSAGRAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
 
2º.PONTO – FORMAÇÃO
 
  1. Necessidade de CLAREZA sobre este VALOR a ser vivido NO SEU VERDADEIRO ESPÍRITO.
  2. O perigo dos EXCESSOS tanto pra mais quanto pra menos (Js 1,7 –  "... Sê forte e muito corajoso, e cuida de agir segundo toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que tenhas êxito por onde quer que andes".
  3. A MEDIDA EXCESSIVA será uma só: O AMOR (Rim 13,8 - Não fiqueis devendo nada a ninguém… a não ser o amor que deveis uns aos outros, pois quem ama o próximo cumpre PLENAMENTE a Lei. 9 De fato, os mandamentos... e qualquer outro mandamento, se resumem neste: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. 10 O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento PERFEITO da Lei".
  4. Talvez precisemos ter NOÇÃO CLARA DA EXIGÊNCIA DO AMOR CRISTÃO MAIS DO QUE DA OBEDIÊNCIA (em primeiro plano está o AMOR). Obedecer por obedecer é ESCRAVIDÃO. Obedecer só quando concorda é SOBERBA. Obedecer quando convém é INTERESSE. Obedecer sem critério é RIGIDEZ. Obedecer por e com amor... é VIRTUDE, FIDELIDADE, HUMILDADE.
  5. MEDIR AS PRÓPRIAS FORÇAS e CONTAR COM A GRAÇA DE DEUS – Lc 14, 25 Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26 “Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo. 28 De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? 29 Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar: 30 ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ ...33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo"!
 
3º.PONTO – COMPROMISSO DA SEMANA
  1. Que ponto chamou mais a sua atenção?
  2. De acordo com estes aspectos iniciais e pela sua percepção, qual tem sido o seu ponto fraco? E o forte?
  3. Como pode colaborar para que outras pessoas da Comunidade e da Fraternidade entendam e absorvam este valor?