L Liturgia

Liturgia de 29 de setembro de 2018

SABADO – SANTOS, MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL, ARCANJOS
(branco, pref. comum ou dos pastores – ofício da festa)

Antífona da entrada

 

- Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens, sempre atentos à sua palavra (Sl 102,20).

 

Oração do dia

 

- Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Dn 7,9-10.13-14

 

- Leitura da profecia de Daniel: 9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 138,1-2a.2bc-3.4-5 (R: 1c)

 

- Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!


- Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!


- Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!


- Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!”

R: Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade! (Sl 102,21).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 1,47-51

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

- Glória a vós, Senhor!   

- Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

Liturgia comentada
Os anjos de Deus... (Jo 1,47-51)

Com a vulgarização de livros da “Nova Era”, assistimos a uma inundação de lendas e superstições a respeito de anjos. Na prática, era como se fossem duendes ou sílfides da floresta medieval, flanando aqui e ali, como seres brincalhões e independentes, em total discordância daquilo que a Bíblia nos revela.

Que nos ensina a Santa Igreja sobre a natureza dos anjos? Primeiro, eles existem. “A existência de seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.” (Catecismo, 328.)

Que tipo de criatura são os anjos? Santo Agostinho explica: “Anjo (do grego “angelos”, mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntares pela designação da natureza, é um espírito; se perguntares pelo encargo, é um anjo: é espírito por aquilo que é, enquanto é anjo por aquilo que faz”.

Eles estão a serviço de Deus. “Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus. Porque contemplam ‘constantemente a face de meu Pai que está nos céus’ (Mt 18,10), são “poderosos executores da sua palavra, obedientes ao som da sua palavra” (Sl 103,20). (Cf. Catecismo, 329.) “Enquanto criaturas puramente espirituais, os anjos são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis.” (Id. 330.)

Folheando as páginas dos Evangelhos, vemos a presença dos anjos na Anunciação a Maria, nos sonhos de José de Nazaré, no nascimento de Jesus em Belém, na tentação de Cristo no deserto, em sua agonia no Getsêmani e junto ao túmulo, após a ressurreição. Reaparecem os anjos na hora da Ascensão (At 1,10-11), garantindo aos apóstolos que Cristo voltará. Quando Pedro é aprisionado, é um anjo que o liberta das cadeias (At 12,6ss).

A Bíblia se refere a uma “queda” sofrida por um grupo de anjos que rejeitaram em definitivo a Deus e a seu Reino. Estes são os demônios que buscam afastar-nos da vida com Deus e de sua amizade. Seu poder é limitado, pois são criaturas, não estão à altura de Deus. No entanto, continua sendo um mistério que Deus permita, por enquanto, sua atividade no mundo criado.

Apenas três anjos são citados nominalmente na Santa Bíblia: Miguel, Gabriel e Rafael, exatamente os três arcanjos que a Liturgia de hoje celebra.

Orai sem cessar: “Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos!” (Sl 103,20)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.