L Liturgia

Liturgia de 12 de agosto de 2018

DOMINGO DA XIX DO TEMPO COMUM
(cor verde - ofício do dia da II semana)

Antífona da entrada

- Considerai, Senhor, vossa aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22).

Oração do dia

- Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1 Rs 19, 4-8


- Leitura do primeiro livro dos Reis- Naqueles dias,4Elias entrou deserto a dentro e andou um dia todo. Sentou-se finalmente debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais. 5Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come. 6Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7Veio o anjo do Senhor uma segunda. vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer. 8Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 34, 2-3.4-5.6-7.8-9 (R: 9a)

- Provai e vede quão suave é o Senhor!

R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

- Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor, que ouçam os humildes e se alegrem!

R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

- Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

 R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

- O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

R: Provai e vede quão suave é o Senhor!

2ª Leitura: Ef 4,30-32; 5,1-2


- Leitura da carta de são Paulo aos Efésios -  Irmãos: 30Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. 31Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda espécie de maldade. 32Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Eu sou o pão vivo, descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver. Eu sou o pão vivo, descido do céu, amém, aleluia, aleluia! (Jo 6,51).

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 6,41-51.


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 41os Judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: Eu sou o pão que desceu do céu. 42E perguntavam: Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? 43Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia. 45Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. 46Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. 50Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. 51Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
O pão que desce do céu... (Jo 6,41-51)

Em seu êxodo pelo deserto, Israel só pôde sobreviver graças a um pão que caiu do céu: o maná (cf. Ex 16). No tempo de Elias (cf. 1Rs 19), o profeta chegara ao extremo de suas forças físicas espirituais, e também foi alimentado por um pão maravilhoso que lhe permitiu caminhar 40 dias e 40 noites (é exatamente esta a figura em relevo que existe na mesa da comunhão da catedral da Boa Viagem, em BH).

Agora, no Evangelho de São João, é Jesus quem se apresenta (eu deveria dizer “oferece”?) como “pão de vida”, pão vital, alimento para a eternidade: “para que não morra quem dele comer”. O Mestre associa em definitivo a Eucaristia e a ressurreição.

O teólogo Hans Urs von Balthasar comenta: “Jesus se nomeia (em lugar do maná) como o verdadeiro pão oferecido pelo céu. Quem pode crer nisto quando se conhece seu pai e sua mãe, o que prova que de modo algum ele vem do céu? Com isso, Jesus atrai a atenção não sobre si mesmo, suas palavras e seus milagres, mas sobre o Pai. Sobre Deus, em quem devemos crer, aquele que conduz ao Filho todos os que são verdadeiramente instruídos por ele. Ao Filho que é o único a conhecer verdadeiramente o Pai, o único que pode revelar sua natureza e conduzir à vida eterna.”

“O maná – prossegue o comentarista -, ao qual os judeus se referiram, não podia revelar o Pai de modo algum, e tampouco a vida eterna: aqueles que o tinham recebido estavam mortos. Mas agora que o Pai conduz ao Filho e o Filho reconduz ao Pai, agora quando o Pai dá a si mesmo no Filho (pois todos os que recebem o Filho serão instruídos por Deus), e o Filho, no dom de si mesmo, revela o amor do Pai, a morte terrestre não tem mais nenhum poder e nenhuma significação, a “vida eterna” é infinitamente superior à morte corporal.”

“E a fim de que esta declaração não seja considerada como um fantasma espiritual exagerado, Jesus declara para completar: ‘O pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo’. Tão real quanto, para Elias no deserto, um pão e um jarro de água surgiram subitamente ao alcance da mão, encontra-se ao alcance da mão este corpo que, uma vez entregue, tornar-se-á o pão para a vida do mundo.”

A cada celebração eucarística, renova-se para nós o convite a tomar o alimento que nos vacina contra a morte eterna.

Orai sem cessar: “Senhor, dá-nos sempre deste pão!” (Jo 6,34)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.