L Liturgia

Liturgia de 05 de julho de 2018

QUINTA FEIRA – XIII SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde – Ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)

Oração do dia

 

- Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Am 7, 10-17

- Leitura da profecia de Amós - Naqueles dias, 10Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: Amós conspira contra ti no meio dos israelitas. A terra não pode mais suportar os seus discursos. 11Ele diz que Jeroboão perecerá pela espada e que Israel será deportado para longe de seu país! 12Amasias disse a Amós: Vai-te daqui, vidente, vai para a terra de Judá e ganha lá o teu pão, profetizando. 13Mas não continues a profetizar em Betel, porque aqui é o santuário do rei, uma residência real. 14Amós respondeu a Amasias: Eu não sou profeta nem filho de profeta. Sou pastor e cultivador de sicômoros. 15O Senhor tomou-me de detrás do meu rabanho e disse-me: Vai e profetiza contra o meu povo de Israel. 16Ouve, pois, agora, a palavra do Senhor: Tu me dizes: Não profetizarás contra Israel, não falarás contra a casa de Isaac. 17Pois bem! Eis o que diz o Senhor: tua mulher será violada em plena cidade, teus filhos e tuas filhas cairão sob a espada, teu campo será repartido a cordel; quanto a ti, morrerás numa terra impura, e Israel será deportado para longe de seu país.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 19B,8.9.10.11 (R: 10b)

 

-  Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

- A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor  é fiel, sabedoria dos humildes.

R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

Os preceitos do Senhor são preciosos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante os olhos é uma luz

R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

É puro o temor do Senhor,  imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

. Mais desejável do que o ouro são eles, do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais  doce que o mel, que o mel que sai dos favos.

R: Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou essa reconciliação  (2Cor 5,19)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 9,1-8

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo: 1Entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: 'Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!' 3Então alguns mestres da Lei pensaram: 'Esse homem está blasfemando!' 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: 'Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, 
- disse, então, ao paralítico - 'Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa.' 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Coragem, filho! (Mt 9,1-8)

Neste Evangelho, Jesus de Nazaré vem agraciar duplamente um homem enfermo: no plano espiritual, perdoa-lhe os pecados; no plano físico, cura-o da paralisia. E é a primeira vez que vemos Jesus anunciar o perdão dos pecados.

Cabe uma primeira interrogação: que é que paralisa um homem? Alguma coisa roubou-lhe o dinamismo, impediu-lhe os movimentos, prendeu-o a uma padiola. Sem ânimo, já não pode mover-se. Por isso mesmo, Jesus o convida a sair do desânimo, a recobrar a força interior: “Coragem!”

Tudo indica que a imobilidade exterior está ligada a um travamento interior, de modo que o coração [cor, cordis, em latim] já se entregou à inércia, e é preciso reanimar o coração: coragem!

E nada é mais capaz de travar um coração do que o pecado, aquela profunda ferida que o pecador faz contra si mesmo, cortando o contato com a fonte da vida, com a graça de Deus. Por isso mesmo, o médico Jesus começa do interior o processo de cura, perdoando os pecados que serviram de gatilho para todo o imobilismo.

Devemos, porém, prestar atenção no tipo de relação que se estabelece entre o enfermo e seu Médico. Jesus se dirige a ele com um vocativo especial: “Coragem, filho!” Não se trata da relação – tantas vezes fria e impessoal – do curador com seu paciente. Jesus assume o papel que sempre viu na ação de seu Pai, aquele que faz chover sobre justos e injustos, e cujo anseio é que “todos se salvem” (cf. 1Tm 2,4).

E é com sentimentos paternais que Jesus o chama de “filho”. O paralítico não é “mais um” em uma lista de pacientes, não é um número no prontuário, não é parte de uma estatística, mas um “filho” que esteve à distância do amor do Pai e, agora, é reintegrado na dinâmica do amor divino.

Existe algo que remexe com as entranhas de Jesus. E ele vê essa presença naqueles que lhe trazem o doente: a fé. Só após notar essa aposta, esse salto no escuro que estavam realizando, Jesus se apresta a agir e libertar.

É notável o contraste entre o grupo de escribas ali presentes e os quatro amigos (cf. Mc 2,3) que descem o paralítico pelo teto da casa. Aqueles não creem no perdão concedido debaixo de seus olhos e julgam Jesus como um blasfemador que realiza algo exclusivo de Deus: o perdão dos pecados. Estes esperam pelo impossível... e serão atendidos em sua fé.

Orai sem cessar: “O Senhor está perto de quem tem o coração ferido...” (Sl 34,19)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.