L Liturgia

Liturgia de 09 de março de 2018

SEXTA-FEIRA DA III SEMANA DA QUARESMA
(roxo - ofício do dia)

Antífona da entrada

- Senhor, não há entre os deuses nenhum que se vos compare, porque sois grande e fazei maravilhas: só vós, Senhor, sois Deus (Sl 85,8.10).

Oração do dia

- Infundi, ó Deus, vossa graça em nossos corações, para que, fugindo aos excessos humanos, possamos, com vosso auxílio, abraçar os vossos preceitos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Os 14, 2-10


- Leitura da profecia de Oséias - Assim fala o Senhor Deus: 2“Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia”. 5Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! “São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 81, 6c-8a.8bc-9.10-11ab.14.17 (R: 11.9a)

- Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

- Eis que ouço uma voz que não conheço: “Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos”. Na angústia a mim clamaste, e te salvei.

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

- De uma nuvem trovejante te falei, e junto às águas de Meriba te provei. Ouve, meu povo, porque vou te advertir! Israel, ah! se quisesses me escutar.

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

- Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

- Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos. “Eu lhe daria de comer a flor do trigo, e com mel que sai da rocha o fartaria”.

R: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 12,28-34.

Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

- Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o reino de Deus! (MT 4,17)

 

Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Amarás o Senhor, teu Deus! (Mc 12,28b-34)

Até os poetas sabem que é vão falar de amor. Na tentativa de defini-lo, as palavras se mostram ocas, chochas, vazias de sentido. Até nosso amor a Deus se transforma pobremente em oração. Rezemos, pois, com Santo Agostinho, uma prece de suas “Confissões”:

“O que não deixa dúvida, Senhor, e é uma certeza e minha consciência, é que eu te amo”.

Tocaste meu coração com tua palavra e eu te amei.

Ademais, o céu e a terra e tudo o que neles existe, ei-los por toda parte a me dizerem para te amar; e eles não cessam de dizê-lo a todos os homens, a fim de que não tenham desculpa.

Mas o que é que eu amo, quando te amo? Não é a beleza de um corpo, nem seu encanto passageiro, nem a claridade da luz que meus pobres olhos tanto amam, nem as doces melodias das variadas cantilenas, nem a suave fragrância das flores, perfumes, aromas, nem o maná, nem o mel, nem os membros acolhedores aos abraços da carne.

Não, não é isto que eu amo, quando amo meu Deus.

No entanto, eu amo uma claridade, uma voz, um perfume, um alimento, um abraço, quando eu amo meu Deus.

É a claridade, a voz, o perfume, o abraço do homem interior que há em mim. Ali onde brilha para minha alma uma claridade que o espaço não segura, onde canta uma melodia que o tempo não carrega, onde exala um perfume que o vento não dissipa, onde se saboreia um prato que a voracidade não torna insípido, onde se prende um abraço que nenhuma saciedade desmancha. É isto que eu amo, quando amo meu Deus.

Mas, afinal, quem é esse Deus?

Eu interroguei a terra e ela me disse: ‘Não sou eu!’ E tudo o que existe nela me fez a mesma confissão.

Interroguei o mar e seus abismos, os seres vivos que ali se movem, e eles me responderam: ‘Não somos o teu Deus; busca-o acima de nós’.

Interroguei o céu, o sol, a luz e as estrelas, e todos me disseram: ‘Nem nós, não somos o Deus que tu procuras!’

E eu disse a todos os seres que assaltam as portas de meus sentidos: ‘Falai-me de Deus, já que não o sois! Dizei-me alguma coisa dele!’

E eles gritaram com voz poderosa: ‘Foi ele quem nos criou’.

Para os interrogar, eu tinha apenas de contemplá-los, e sua resposta era sua beleza.

“Ó minha alma, é isto que te digo: teu Deus é para ti a vida de tua vida.”

Orai sem cessar: “Os céus narram a glória de Deus, o firmamento anuncia a obra de suas mãos.” (Sl 19,1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.