L Liturgia

A Eucaristia é também o sacrifício da Igreja (CIC § 1368)

A Igreja, que é o corpo de Cristo, participa da oferta de sua Cabeça. Com Cristo, ela mesma é oferecida inteira. Ela se une à sua intercessão junto ao Pai por todos os homens. Na Eucaristia, o sacrifício de Cristo se torna também o sacrifício dos membros de seu Corpo. A vida dos fiéis, seu louvor, seu sofrimento, sua oração, seu trabalho são unidos aos de Cristo e à sua oferenda total, e adquirem assim um valor novo. O sacrifício de Cristo, presente sobre o altar, dá a todas as gerações de cristãos a possibilidade de estarem unidos à sua oferta.

Nas catacumbas, a Igreja é muitas vezes representada como uma mulher em oração, com os braços largamente abertos em atitude de orante. Como Cristo que estendeu os braços na cruz, ela se oferece e intercede por todos os homens, por meio dele, com ele e nele.

Consola-nos saber que no mundo todo a Igreja oferece o sacrifício de Jesus ao Pai ininterruptamente. A Igreja tem inúmeros sacerdotes no mundo inteiro; se cada um deles celebrar ao menos uma Missa por dia (e muitos celebram mais de uma), teremos Missas oferecidas a Deus constantemente. É algo maravilhoso! A cada instante, o Sacrifício vivo do Senhor Jesus é oferecido ao Pai pelos nossos pecados. Sem dúvida é o que detém o braço da Justiça de Deus.

A Missa , mesmo celebrada sem o povo, tem um valor universal de salvação: "Toda a Missa, ainda que celebrada privadamente por um sacerdote, não é ação privada, mas ação de Cristo e da Igreja. Esta, no sacrifício que oferece, aprende a oferecer-se a si mesma como sacrifício universal, e aplica, pela salvação do mundo inteiro, a única e infinita eficácia redentora do Sacrifício da Cruz. Na realidade qualquer Missa celebrada oferece-se não apenas pela salvação de alguns mas pela salvação do mundo inteiro." (Mysterium Fidei, nº 32, Papa Paulo VI).

Alguém poderia perguntar: "E por que Jesus Cristo quis instituir a Missa? Ele o quis em vista de seus fiéis, ou seja, a fim de associar ao sacrifício da Cruz a sua Igreja. Com efeito, outrora no Calvário Jesus, como Sacerdote, se ofereceu ao Pai qual vítima pelos pecados do mundo. Atualmente na Missa Jesus oferece com a Igreja, que participa do Sacerdócio de Cristo, e se oferece com a Igreja, que participa da qualidade de Cristo Hóstia.

Ora lembremo-nos de que a Igreja não é apenas o clero, mas é o Corpo Místico, do qual todo cristão é um membro ou uma célula viva. É, pois, em cada fiel batizado que a Igreja repousa, vive e age." (Cf. Curso sobre os Sacramentos por correspondência, Escola Mater Ecclesiae, pág. 127, Dom Estévão Bettencourt).