L Liturgia

A Eucaristia é também o sacrifício de louvor por meio do qual a Igreja canta a glória de Deus em toda a criação (CIC § 1361)

Este sacrifício de louvor só é possível através de Cristo: Ele une os fiéis à Sua Pessoa, ao Seu louvor e à Sua intercessão, de sorte que o sacrifício de louvor ao Pai é oferecido por Cristo e com Ele para ser aceito Nele.

Cristo é ofertado ao Pai nas palavras do sacerdote: "Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai Todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e a toda a glória, agora e para sempre".
Este é o ponto alto da Santa Missa; o sacerdote pode recitar ou cantar essas palavras, e os fiéis respondem com um solene "Amém", que pode e deve ser cantado, por ser o Amém mais importante da celebração. Somente o sacerdote faz esta oferenda porque só ele pode agir, "in persona Christi". Cristo se oferece ao Pai, através do sacerdote. É por isso que essa oração é dita somente pelo sacerdote.

A Missa, por ser o sacrifício de Cristo tornado presente, é a ocasião especial para suplicar de Deus as graças necessárias.
Nessa hora o melhor de todos os dons é ofertado ao Pai: o próprio Filho amado, onde Ele põe toda a Sua afeição.

Na Santa Missa Jesus não sofre e não morre mais, porém, permanece no estado de morte, imolado e humilhado. Pelo Seu estado de Vítima oferecida ao Pai, Jesus o glorifica perpetuamente, e por meio Dele o Pai abençoa a terra.

Quando o sacerdote oferece o pão e o vinho que serão consagrados, podemos nos lembrar de Pilatos que apresenta Jesus ao povo: "Eis o Homem!"

É o momento de me oferecer ao Pai, junto com o sacerdote: minha alma, meu corpo, minha vida, em união com Jesus que se imola. É o que São Paulo dizia aos romanos: "Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes os vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual". (Rm 12,1).
É o momento de oferecer ao Pai a Vítima Perfeita em expiação dos nossos pecados e os do mundo todo; mas, em especial, dos nossos familiares e amigos.