L Liturgia

Liturgia de 30 de fevreiro de 2018

TERÇA-FEIRA DA IV SEMANA DO TEMPO COMUM
(cor verde - ofício do dia)

Antífona da entrada

- Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105, 47)

Oração do dia

- Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo coração e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 2 Sm 18,9-10.14.24-25.30-19,3


- Leitura do Segundo Livro de Samuel: Naqueles dias, 18,9Absalão encontrou-se por acaso na presença dos homens de Davi. Ia montado numa mula e esta meteu-se sob a folhagem espessa de um grande carvalho. A cabeça de Absalão ficou presa nos galhos da árvore, de modo que ele ficou suspenso entre o céu e a terra, enquanto a mula em que ia montado passou adiante.
10Alguém viu isto e informou Joab, dizendo: “Vi Absalão suspenso num carvalho”. 14bJoab tomou então três dardos e cravou-os no peito de Absalão. 24Davi estava sentado entre duas portas da cidade. A sentinela que tinha subido ao terraço da porta, sobre a muralha, levantou os olhos e divisou um homem que vinha correndo, sozinho. 25aPôs-se a gritar e avisou o rei, que disse: “Se ele vem só, traz alguma boa nova”. 30O rei disse-lhe: “Passa e espera aqui”. Tendo ele passado e estando no seu lugar, 31apareceu o etíope e disse: “Trago-te, senhor meu rei, a boa nova: O Senhor te fez justiça contra todos os que se tinham revoltado contra ti”. 32O rei perguntou ao etíope: “Vai tudo bem para o jovem Absalão?” E o etíope disse: “Tenham a sorte deste jovem os inimigos do rei, meu senhor, e todos os que se levantam contra ti para te fazer o mal!” 19,1Então o rei estremeceu, subiu para a sala que está acima da porta e caiu em pranto. Dizia entre soluços: “Meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho!” 2Anunciaram a Joab que o rei estava chorando e lamentando-se por causa do filho. 3Assim, a vitória converteu-se em luto, naquele dia, para todo o povo, porque o povo soubera que o rei estava acabrunhado de dor por causa de seu filho.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 86,1-2.3-4.5-6 (R: 1a)

 

- Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

R: Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!


- Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, escutai, pois sou pobre e infeliz! Protegei-me, que sou vosso amigo, e salvai vosso servo, meu Deus, que espera e confia em vós!

R: Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!


- Piedade de mim, ó Senhor, porque clamo por vós todo o dia! Animai e alegrai vosso servo, pois a vós eu elevo a minh’alma.

R: Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!


- Ó Senhor, vós sois bom e clemente, sois perdão para quem vos invoca. Escutai, ó Senhor, minha prece, o lamento da minha oração!

R: Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me!

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas (Mt 8,17)..

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 5, 21-43

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!

-  Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para a outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!” 24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?” 32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”. 35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando. 39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

Liturgia comentada
Quem me tocou? (Mc 5,21-43)

Cercado pela multidão, mesmo imprensado pelas pessoas, Jesus de Nazaré percebe que uma “força” (dýnamin, no texto grego) saíra de seu corpo. É que ele fora tocado por uma mulher enferma, que padecia de hemorragias há 12 anos. Movida pela fé, ela se insinua no meio do povo e toca o manto do Mestre. Foi o suficiente para sua cura.

- “Quem me tocou?” – pergunta Jesus. Sua intenção é identificar a dona desse ato de fé. E lhe dirá, no final: - “Filha, tua fé te salvou!” Santo Efrém de Nisíbia, ao comentar este Evangelho, deixa claro que foi a fé quem tocou Jesus: “muitos o tinham tocado naquele momento, mas apenas como quem tocava um homem, enquanto uma única o havia tocado como quem toca um Deus”.

Isto me leva a pensar no sacramento da Eucaristia. Ao comungar, a quem tocamos nós? Só um pão bento? Apenas um símbolo, como na Ceia de outras denominações cristãs? Ou ainda cremos que o alimento eucarístico é mesmo Jesus Cristo, em seu corpo, sangue, alma e divindade?

E se é assim que cremos, como explicar tantas comunhões mecânicas, sem alma, gestos burocráticos sem esse “dinamismo” que saiu de Jesus? Como explicar que o doente comungue e não seja curado? Como entender que não brotem lágrimas de nossos olhos? S. Efrém iria responder: - É questão de fé!

Em seu livro “Toucher Dieu” (Pneumathèque, 1991), Francis Martin anota várias formas de “tocar a Deus”. Para ele, podemos fazê-lo na Sagrada Escritura, na oração, na solidão, na cura interior, no próprio corpo, nos irmãos. O autor lamenta que Jesus possa vir a ser, para nós, apenas um conceito filosófico, e não uma Pessoa real com quem fazemos contato direto. Ele diz:

“Como cristão, eu posso sentir a mim mesmo como um pedaço de aço no fogo da purificação. As tenazes que me sustentam têm dois braços: o insondável mistério de Cristo e o aspecto terrivelmente concreto de sua aproximação em minha direção. Eu posso ser tentado a escapar da pegada de um desses braços: ou reduzindo Cristo a uma descoberta filosófica humana, ou exaltando seu abaixamento como uma exibição de força.”

No entanto, Jesus é real, uma Pessoa concreta, sempre tentando chegar-se a mim. Mas não vem como uma demonstração de poder que me vacina contra as peripécias da condição humana. Para muitos santos, o “toque” de Jesus incluiu estigmas, dores e cruzes. Talvez isto explique mantê-lo à distância...

Orai sem cessar: “Deus fere, mas suas mãos curam...” (Jó 5,18)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.