L Liturgia

Liturgia de 29 de dezembro de 2019

DOMINGO - SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS, MARIA E JOSÉ

(branco, glória, creio, pref. do Natal - ofício da festa)

 

Antífona da entrada

- Vieram apressados os pastores e encontraram Maria com José, e o menino deitado no presépio (Lc 2,16).

Oração do dia

 

- Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1 ª Leitura: Eclo 3, 3-7.14-17

- Leitura do livro do Eclesiástico: 3Deus honra o Pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe. 4Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana. 5Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.6Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido. 7Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe. 14Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive. 15Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida: a caridade feita ao teu pai não será esquecida, 16mas servirá para reparar os teus pecados 17ae, na justiça, será para tua edificação.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial Sl 128, 1-2.3.4-5 (R: 1)

Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

R: Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

- Feliz és tu, se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

R: Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

- A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

R: Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

- Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

R: Felizes os que temem o senhor e trilham seus caminhos!

2ª Leitura Cl 3,12-21

 

- Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: Irmãos: 12Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, 13suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também. 14Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede  agradecidos. 16Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças. 17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 18Esposas, sede solícitas para com vossos  aridos, como convém, no Senhor. 19Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas. 20Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor. 21Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem.

 

Aclamação ao santo Evangelho

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Que a paz de Cristo reine em vossos corações e ricamente habite em vós sua palavra! (Cl 3,15)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 2,13-15.19-23

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor!  


- 13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”. 21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Toma o menino e sua mãe! (Mt 2,13-15.19-23)

Este foi o imperativo que o anjo do Senhor apresentou a José, no mundo nebuloso dos sonhos. Era uma ordem inadiável, pois envolvia a vida do Salvador. E José obedece sem demora.

No romance “A Sombra do Pai”, o escritor Jan Dobraczynski narra esta experiência:

“A voz que acabava de ouvir fez com que José se sentasse em seu leito. Estava seguro de que não estava dormindo, mas devia ter cochilado, pois não havia ninguém na gruta. A lamparina mal ardia – uma pequena luz trêmula. Longe dela, tudo desaparecia na penumbra. Ouvia a respiração dos adormecidos: a respiração de Miriam, mais profunda, e a do Menino, mais rápida e leve. No fundo da gruta, atrás de um tabique, estava o asno. Não se ouviam outros sons.

Apesar de tudo, José não voltou a deitar-se. Pôs os pés no chão frio. As palavras que lhe parecia ter ouvido soar ao seu lado completavam as palavras que tinham sido ditas em sonho. Tinha de ter estado adormecido, porque se lembrava de ter visto um estranho envolto em uma espécie de manto colorido e com asas irisadas. Jamais tinha visto alguém semelhante.

Lentamente, José extraía de sua memória o começo da fala daquele ser extraordinário: ‘O rei Herodes quer matar o Menino. Tendes de fugir. Tendes de ir para o país de Cam, a terra da qual Moisés, um dia, tirou o povo de Israel. Reuni vossas forças, dificuldades e perigos esperam por vós. Desperta rapidamente a mãe, pegai o Menino. Não tendes tempo. Precisais apressar-vos. Fugi!...’”

“Tudo é conduzido por Deus – observa Helmut Gollwitzer. Aqui, o instrumento de que ele se serve é José. Como um homem da Antiga Aliança, ele é conduzido por visões e sonhos, ele caminha pela fé, isto é, na obediência à Palavra de Deus. José é o servidor ‘fiel e vigilante’ cujo ministério consiste inteiramente em levar a sério a Palavra de seu Senhor, e que se deixa conduzir em todas as suas decisões pelas advertências divinas.”

É a obediência de José que garante a segurança e a vida de Jesus. Em tempos de racionalismos e rebeldias – o nosso tempo! –, quando tudo deve ser passado pelo crivo da lógica e por garantias cerebrinas, não custa lembrar o quanto devemos à obediência de José...

Orai sem cessar: “A obediência vale mais que o sacrifício...” (1Sm 15,22)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.