L Liturgia

Liturgia de 01 de agosto de 2019

QUINTA FEIRA- SANTO AFONSO DE LIGÓRIO BISPO E DOUTOR
(branco, pref. comum ou dos pastores - ofício da memória)

Antífona da entrada

- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23).

Oração do dia

- Ó Deus, que suscitais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo santo Afonso Maria, no zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele a recompensa celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Ex 40,16-21.34-38

 

- Leitura do livro do Êxodo: Naqueles dias, 16Moisés fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 17No primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, o santuário foi levantado. 18Moisés levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas e ergueu as colunas. 19Estendeu a tenda sobre o santuário, pondo em cima a cobertura da tenda, como o Senhor lhe havia mandado. 20Depois, tomando o documento da aliança, depositou-o dentro da arca e colocou sobre ela o propiciatório. 21E, introduzindo a arca no santuário, pendurou diante dela o véu de proteção, como o Senhor tinha prescrito a Moisés. 34Então a nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória do Senhor encheu o santuário. 35Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor tomava todo o santuário.
36Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima do santuário, os filhos de Israel punham-se a caminho; 37e nunca partiam antes que a nuvem se levantasse. 38Pois, de dia, a nuvem do Senhor repousava sobre o santuário, e de noite aparecia sobre ela um fogo, que todos os filhos de Israel viam, em todas as suas etapas.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 84,3-4.5-6a.8a.11 (R: 2)

 

- Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!


- Minha alma desfalece de saudades e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam e exultam de alegria no Deus vivo!

R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!


- Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, e a andorinha ali prepara o seu ninho, para nele seus filhotes colocar; vossos altares, ó Senhor Deus do universo! Vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!

R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!


- Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força caminharão com um ardor sempre crescente.

R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!


- Na verdade, um só dia em vosso templo vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, a hospedar-me na mansão dos pecadores!

R: Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!


Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 13,47-53

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

Liturgia comentada
Os anjos virão separar... (Mt 13,47-53)             

Aqui em baixo, as coisas costumam andar meio misturadas. Às vezes, parece difícil distinguir entre verdade e mentira, virtude e pecado, lícito e ilícito. Até os sexos andam confusos! E os impacientes acusam o próprio Deus de neutralidade e indiferença perante a situação...

Nesta situação, é fácil cair no desespero, como se nada tivesse remédio. É comum também assumir uma atitude de cinismo, a ponto de professar orgulho dos próprios erros, gabar-se dos próprios crimes, da própria corrupção. Pena que a justiça humana não tem sido muito animadora, deixando no ar um clima de impunidade que gera consequências no campo da educação e da vida social.

Bem, o filme ainda não acabou. O desfecho da história pode demorar, mas acabará por vir. E se as redes voltam do fundo trazendo, lado a lado, atuns e cocorocas, dourados e lambaris, os pescadores sabem distinguir entre o peixe bom e o peixe ruim. E logo virá o tempo da separação.

A imagem da rede foi escolhida por Jesus ao falar do julgamento no fim dos tempos. Nós o chamamos de Juízo Final, quando a glorificação de Cristo chegará a seu clímax e haverá um acerto de contas para toda a humanidade.

Eis o que ensina o “Catecismo da Igreja Católica” [678]: “Na linha dos profetas e de João Batista, Jesus anunciou em sua pregação o Juízo do Último Dia. Então será revelada a conduta de cada um e o segredo dos corações. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino”.

Ora, Jesus não veio para condenar, mas para salvar. Quem se condena é o próprio homem que prefere o erro e escolhe intencionalmente o caminho do ódio e da rapina, da violência e do abuso do próximo. E isto não ficará impune!

No fim do mundo, diz Jesus, “os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo”. A imagem do fogo – hoje objeto de zombarias – deve ser levada a sério. O fogo aquece e cauteriza, mas também queima e destrói. E a 2ª Vinda do Senhor destruirá o mal pela raiz no novo Reino por ele anunciado.

Quando o homem se arrepende e faz penitência, quando confessa seus pecados e assume um caminho de conversão, recebendo ainda na história o perdão e a graça, ele antecipa o próprio julgamento e escapa do fogo eterno.

Que tipo de peixe sou eu?

Orai sem cessar: “Escolhi o caminho da verdade!” (Sl 119,30)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.