L Liturgia

Liturgia de 21 de julho de 2019

DOMINGO – XVI SEMANA DO TEMPO COMUM

(Verde, glória, creio – IV semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- É Deus quem me ajuda, é o senhor que defende a minha vida. Senhor, de todo coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom. (Sl 53,6).

 

Oração do dia

 

- Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Gn 18,1-10a

 

- Leitura do livro do Gênesis: Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara, e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?”“Está na tenda”, respondeu ele. 10aE um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 15,2-3ab.3cd-4ab.5 (R: 1a)

 

- Senhor, quem morará em vossa casa?

R: Senhor, quem morará em vossa casa?


- É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

R: Senhor, quem morará em vossa casa?


- Que em nada prejudica seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam ao Senhor.

R: Senhor, quem morará em vossa casa?


- Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

R: Senhor, quem morará em vossa casa?

2ª Leitura: Cl 1,24-28

 

- Leitura da primeira carta de são Paulo apóstolo aos Colossenses:  Irmãos: 24Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar em minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda a sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,38-42

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”
41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas inquieta por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

 

 

Liturgia comentada

Maria escolheu... (Lc 10,38-42)

A vida é feita de escolhas. Todos os dias, a cada momento, nós nos achamos diante de pequenas encruzilhadas. E estas pedem uma escolha de nossa parte. Escolher alguma coisa implica deixar outra de lado. Quando você decidiu ler as palavras desta reflexão, naturalmente desviou sua atenção de outras coisas.

E se Jesus entrasse em sua casa? Uma casa acolhedora como a casa de Betânia, onde moravam três amigos de Jesus: Lázaro, Marta e Maria? Imagino a surpresa... a emoção... o corre-corre... Jesus está aqui!

Pois bem, como se conduzir diante dessa presença? Marta e Maria fizeram suas escolhas. Boa dona de casa – certamente preocupada com sua própria imagem -, Marta vai para a cozinha e começa imediatamente a preparar seu prato especial para o amigo visitante. Ela percebeu que Jesus está cansado. Traz a poeira do caminho. Deve estar com fome. Mulher prática, Marta entra em ação...

Só que Jesus está falando... Jesus não vem a Betânia para pedir comida, mas para trazer alimento. Daí a feliz escolha de Maria... Assim sendo, Maria se concentra unicamente na pessoa de Jesus. De algum modo, ela sabe intimamente que o mais necessário não é o pão, mas “toda palavra que sai da boca do Senhor” (cf. Dt 8,3; Mt 4,4). Por isso mesmo, ela se posta aos pés do Visitante. Se Jesus quer ser servido E escutado, certamente nossa atitude de audição será a melhor forma de servi-lo. De que adiantaria  dar-lhe um prato bem cheio e ouvidos vazios?

Se ainda permanecia alguma duvida a respeito de escolhas, a situação chega a um desfecho quando Marta, a operosa, se queixa a Jesus por Maria não acorrer em sua ajuda. Com um sorriso nos lábios – podemos imaginar -, Jesus a corrige: Maria escolheu a melhor parte, a única necessária, aquela que não lhe será tirada...

Boa oportunidade para repensar nossas escolhas. Fala-se muito em opção fundamental... opção preferencial... opção prioritária... Geralmente, são opções determinadas por situações concretas: segurança, economia, praticidade, urgências ou desastres naturais. Afinal, somos humanos. É quando escolhemos um curso a fazer (e deixamos outros de lado), uma carreira a seguir, um casamento, um novo emprego. Sim, o homem é um ser que escolhe.

Falta apenas uma pergunta: - é isto que Deus tem para mim? Será esta a minha vocação? A minha missão? No fundo, quais os motivos que movem minha escolha?

Lendo a vida dos santos, percebemos a importância dessas escolhas...

Orai sem cessar: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 86,11)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.