L Liturgia

Liturgia de 14 de julho de 2019

DOMINGO – XV SEMANA DO TEMPO COMUM
(Verde, glória, creio – III semana do saltério)

Antífona da entrada

 

- Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando manifestar a vossa glória. (Sl 1615)

 

Oração do dia

 

- Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Dt 30,10-14

 

- Leitura do livro do Deuteronômio: Moisés falou ao povo, dizendo: 10Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei. Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.11Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais, nem está fora do teu alcance.12Não está no céu, para que possas dizer: 'Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?' 13Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: 'Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?' 14Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 69,14.17.30-31.33-34.36ab.37 (R: 33)

 

- Humildes, vede isto e alegrai-vos!

R: Humildes, vede isto e alegrai-vos!


- Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus!
Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha!
17Senhor, ouvi-me pois suave é vossa graça, ponde os olhos sobre mim com grande amor! 

R: Humildes, vede isto e alegrai-vos!


- Pobre de mim, sou infeliz e sofredor! Que vosso auxílio me levante, Senhor Deus! Cantando eu louvarei o vosso nome e agradecido exultarei de alegria! 
R: Humildes, vede isto e alegrai-vos!


- Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. 

R: Humildes, vede isto e alegrai-vos!


- Sim, Deus virá e salvará Jerusalém, reconstruindo as cidades de Judá. A descendência de seus servos há de herdá-las, e os que amam o santo nome do Senhor dentro delas fixarão sua morada! 

R: Humildes, vede isto e alegrai-vos!

Salmo opcional: Sl 19, 8.9.10.11 (R: 9a)

- Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.

R: Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.

 

- A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

R: Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.

- Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

R: Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.

- É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

R: Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.

- Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

R: Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração.

2ª Leitura: Cl 1,15-20

 

- Leitura da carta de são Paulo aos Colossenses: 15Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois, por causa dele, foram criadas todas as coisas, no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis bem que são de vida eterna! (Jo 6,36.68).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,25-37.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!   

 

- Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” 26Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” 28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”.  29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” 30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora, deixando-o quase morto. 31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. 33Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, encomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”.E Jesus perguntou: 36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?”37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

 

Liturgia comentada
Meio morto... (Lc 10,25-37)

À nossa volta, existem pessoas vivas, pessoas mortas e gente meio morta. Sim, morta “pela metade”. É o caso do judeu desta parábola, que os bandidos da estrada agrediram, roubaram e deixaram sangrando por terra, “meio morto” [aphentes emithane – diz o texto grego de São Lucas]. Você conhece alguém assim?

Pode ser o doente na maca, no corredor do hospital do SUS, à espera por um leito há oito dias. Pode ser o bebê que nasceu nas palafitas, no mangue, e respira o ar podre dia e noite. Pode ser a adolescente que vira e revira o lixão, todos os dias, em busca de algum objeto de valor. Pode ser o jovem estendido sob a marquise, com a mente entorpecida pelo crack. Todos eles, meio mortos...

A parábola de Jesus inclui três “passantes”: um sacerdote, um levita e um samaritano. Os dois primeiros são “irmãos” do ferido, pertencem ao mesmo povo e praticam a mesma religião. Apesar dessa fraternidade, eles veem e decidem... passar...

O terceiro, embora entre judeus e samaritanos exista uma inimizade de muitos séculos, sente suas entranhas se revolverem de com paixão [esplagchnisthe, no original grego] e decide... cuidar do ferido...

Estas são as nossas opções diante da ferida do homem: passar ou cuidar. O meio-morto depende desta escolha para voltar à vida ou acabar de morrer. Quanta responsabilidade para nós!

Refletindo sobre esta parábola, Helmut Gollwitzer comenta: “Este momento de extrema miséria se revela como a hora da verdade entre os homens. Somente ela manifesta a importância dos pontos comuns que nos ligam e das diferenças que nos separam na vida diária; somente ela cria a verdadeira proximidade, bem como o verdadeiro afastamento. Ela também traz a resposta exata para a pergunta de saber quem é o mais próximo: é aquele que, neste instante, chega bem perto de nós, aquele de quem dependemos inteiramente, aquele a quem nos agarramos desesperadamente”.

Jesus contou esta parábola exatamente para responder à pergunta fugitiva do doutor da lei: - “Quem é o meu próximo?” E a resposta é clara: se ele me vê e passa, não é o meu próximo; se ele me vê e se aproxima e cuida de mim, este é o meu próximo. O próximo é aquele que se a-proxima...

Não é verdade que nosso tempo é a era da solidão? Estamos adotando animais de estimação para escondê-la de nós mesmos? E quem vai se aproximar da multidão meio morta?

Orai sem cessar: “A ti, Senhor, se entrega o infeliz!” (Sl 10,14)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.