L Liturgia

Liturgia de 03 de março de 2019

DOMINGO DA VIII SEMANA COMUM
(Verde, glória, creio - IV semana do Saltério)

Antífona da entrada

 

- O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama (Sl 17,19).

Oração do dia

 

- Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram da paz que desejais e vossa Igreja vos possa servir alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Eclo 27,5-8

- Leitura do livro do Eclesiástico: 5Quando a gente sacode a peneira,
ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar. 6Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa, 7O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. 8Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 92,2-3.13-16 (R: 2a)

- Como é bom agradecermos ao Senhor.

R: Como é bom agradecermos ao Senhor.


- Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.
R: Como é bom agradecermos ao Senhor.


- O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.
R: Como é bom agradecermos ao Senhor.


- Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; 16e dirão: 'É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!'

R: Como é bom agradecermos ao Senhor.

 

2ª Leitura: 1Cor 15,54-58

- Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: Irmãos: 54Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: 'A morte foi tragada pela vitória. 55Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?' 56O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo. 58Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

- Como os astros no mundo vós resplandeceis, mensagem de vida ao mundo anunciando; da vida a Palavra, com fé, proclamais, quais astros luzentes no mundo brilhais (Fl 2,15ss)

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 6,39-45.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo: 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: 'Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu  olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão. 43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada
Do tesouro do seu coração... (Lc 6,39-45)

Jesus nos ensina que no coração humano existe um tesouro escondido. Bem diferente do pensamento daqueles que afirmam que “o homem é o lobo do homem”. Aliás, o noticiário de cada dia parece dar razão a estes últimos...

A mensagem do Evangelho nos ensina, todo o tempo, que Deus investe em nós a sua graça – semente na terra / fermento na massa – e é exatamente da graça divina que decorre a possibilidade de frutificar. Logo, não se trata de fazer ilusões sobre nossa própria capacidade: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5), diz Jesus.

Se contemplamos a vida dos santos, veremos ali os frutos admiráveis desse investimento divino. Quando a pessoa se abre ao toque da graça, o lobo se torna cordeiro. Saulo, perseguidor de cristãos, torna-se o arauto da Boa Nova. Francisco, jovem bon-vivant, apaixona-se pela pobreza. E assim toda uma legião de cristãos que dedicaram toda a sua vida a servir a humanidade, vendo na miséria humana um convite direto a amar os deserdados do sistema.

Quando Jesus fala em árvore boa e árvore má, nem de longe pensa em algum tipo de determinismo segundo o qual nós já nasceríamos oliveira ou urtiga, fadados ao bem ou ao mal. O homem nasce com boas e más tendências, capaz de servir ou de escravizar, mas é a sua abertura ao Amor divino que irá condicionar a sua existência.

Nas palavras de Helmut Gollwitzer, “o discípulo deve conhecer sua total incapacidade de agir bem enquanto ele não for interiormente, no tesouro de seu coração, o objeto de uma santificação. É preciso que ele seja preenchido da vida de Cristo para que suas ações e pregações se coloquem sob a promessa dos frutos”. E diz mais: “Não se trata de uma decisão artificial construída sobre forças humanas, mas da irresistível abundância de Cristo distribuída na vida de seus discípulos”.

Por um lado, este Evangelho deve vacinar-nos contra toda ilusão otimista acerca do homem e de sua autonomia: entregue a si mesmo, gera desastres. Por outro lado, deita por terra a falsa humildade daqueles que justificam seus erros: “Eu sou assim... Cresci assim... Não tive oportunidades... Foi o meio social que me perverteu...” É que a graça divina permanece à disposição de todos. Jesus bate à nossa porta o tempo todo, desde a vida intrauterina até a UTI.

E basta um simples aceno, um leve gesto de nossa parte, aceitando o Espírito de Deus em nossa vida, para que os frutos de salvação comecem a se mostrar...

Orai sem cessar: “Graças a mim é que produzes fruto...” (Os 14,8b)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.