L Liturgia

Liturgia de 12 de janeiro de 2019

SABADO - SEMANA EPIFANIA
(branco, pref. da Epifania ou do Natal - ofício do dia)

Antífona da entrada

 

- Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, para que nos tornássemos filhos adotivos (Gl 4, 4).

Oração do dia

- Deus eterno e todo-poderoso, pelo vosso Filho nos fizestes nova criatura para vós. Dai-nos, pela vossa graça, participar da divindade daquele que uniu a vós a nossa humanidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: 1 Jo 5, 14-21

 

- Leitura da primeira carta de são João – Caríssimos: 14esta é a confiança que temos no filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.15E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido. 16Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele reze, e Deus lhe dará a vida; isto, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte. Existe um pecado que conduz à morte, mas não é a respeito deste que eu digo que se deve rezar. 17Toda iniquidade é pecado, mas existe pecado que não conduz à morte. 18Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca. Aquele que é gerado por Deus o guarda, e o Maligno não o pode atingir. 19Nós sabemos que somos de Deus, ao passo que o mundo inteiro está sob o poder do Maligno. 20Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna. 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 149, 1-2.3-4.5.6a.9b  (R: 4a)

- O Senhor ama seu povo, de verdade.

R: O Senhor ama seu povo, de verdade.


- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembléia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!

R: O Senhor ama seu povo, de verdade.


- Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

R: O Senhor ama seu povo, de verdade.


- Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

 R: O Senhor ama seu povo, de verdade.

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- O povo, sentado nas trevas, grande luz enxergou; aos que viviam na sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz  (Mt 4,16).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo  3, 22-30

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!  


- Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. 24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”. 27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!  

  

Liturgia comentada
Que ele cresça, e eu diminua... (Jo 3,22-30)

Nem imaginamos a que ponto o paganismo e seus “valores” estão infiltrados em nossas circunvoluções cerebrais. Nosso corpo está na Igreja, mas nossa mente pode orbitar em outros mundos onde as lições do Evangelho permanecem à margem. Não fosse assim, não estranharíamos tanto a proposta de ser “pequeno”, de não buscar o crescimento, o destaque, a fama e o sucesso. Mesmo nas “coisas de Deus”...

Neste Evangelho, alguns discípulos de João Batista mostram-se enciumados com as multidões que procuram por Jesus (as mesmas que, antes, cercavam João)... E o Precursor, curto e grosso: “Importa que ele (Jesus) cresça, e eu diminua”. Este obscuro caminho para a pequenez, para a redução, para a amputação de si mesmo, chegaria ao clímax com a decapitação: perder a cabeça por Deus!

Não deixa de ser curioso como temos extrema dificuldade em ser pequenos. É como se estivéssemos perdendo algo, quando, na verdade, trata-se apenas do reconhecimento de nossa condição de criaturas, com tudo o que isto acarreta de fragilidade, dependência e identidade com o “húmus” de nossa “humanidade”. Não somos deuses, como prometia a tentação das origens. Dependemos em tudo da graça de Deus, sem a qual nada podemos fazer (cf. Jo 15,5).

Hora de voltar às lições da Pequena Teresa de Lisieux: “Quero encontrar o meio de ir para o Céu por uma via muito direta, muito curta, uma pequena via, totalmente nova. Estamos num século de invenções. Agora, não é mais preciso subir os degraus de uma escada, nas casas dos ricos um elevador a substitui com vantagens. Eu também gostaria de encontrar um elevador para elevar-me até Jesus, pois sou pequena demais para subir a íngreme escada da perfeição. [...] O elevador que deve elevar-me até o Céu são vossos braços, ó Jesus! Para isso, eu não preciso crescer, pelo contrário, preciso permanecer pequena, que o venha a ser sempre mais”. (Manuscrito C, 271)

E a voz de Jesus a ressoar no deserto da pós-modernidade: “Eu te louvo, ó Pai, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos”. (Mt 11,25) E ainda mais: “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!”. (Mc 10,15)

Não é por falta de aviso...

Orai sem cessar: “Senhor, não ando atrás de coisas grandes...” (Sl 131,1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.