L Liturgia

Liturgia de 16 de dezembro de 2018

III DOMINGO DO ADVENTO ANO C
(roxo, ou róseo, creio, pref. do Advento I - III semana do Saltério)

Antífona da entrada

- Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto (F l4,4)..

Oração do dia

 

- Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las sempre, com intenso júbilo, na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Sf 3, 14-18

- Leitura da profecia de Sofonias: 14Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!
15O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti, nunca mais temerás o mal. 16Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! 17O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, 18acomo nos dias de festa”.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl, (Is 12)2-3.4bcd.5-6 (R: 6)

- Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

- Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação, e direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor”.

R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

 

- Invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

 

- Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”

R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!

 

2ª Leitura: Fl 4, 4-7

- Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses: Irmãos: 4Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. 5Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! 6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. 7E a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção; enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação! (Is 61,1).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 3, 10-18.

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 10as multidões perguntavam a João: “Que devemos fazer?
11João respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!” 12Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: “Mestre, que devemos fazer?” 13João respondeu: “Não cobreis mais do que foi estabelecido”. 14Havia também soldados que perguntavam: “E nós, que devemos fazer?” João respondia: “Não tomeis à força dinheiro de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com o vosso salário!” 15O povo estava na expectativa e todos perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”. 18E ainda de muitos outros modos, João anunciava ao povo a Boa Nova.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada
Que devemos fazer? (Lc 3,10-18)

Todo aquele que deseja sinceramente começar uma vida nova deve assumir “deveres” diante de Deus e diante do próximo. É grande a ilusão daqueles que veem a religião como um conjunto de técnicas para pôr a divindade a seu serviço e dela arrancar proteção, favores e privilégios.

Um coração sincero, sem gorduras (cf. Sl 16,10 – BJ), que não está entupido de sebo (cf. Sl 119,70), abre-se prontamente à pregação da Boa Nova, com a consciência de que existe algo a fazer. Daí a pergunta que os ouvintes fazem a João Batista: “Que devemos fazer?” Não é mera coincidência que se trate exatamente da pergunta feita por aqueles que ouviram de Pedro (cf. At 2,37) o primeiro sermão da história da Igreja.

“Nas respostas que João dá àqueles que estão dispostos à penitência – comenta Hans Urs von Balthasar – manifesta-se que o mandamento radical do amor de Jesus já estava perfeitamente preparado na Antiga Aliança, e até podia aparecer com clareza a toda consciência não pervertida.

Este mandamento impõe uma partilha fraternal quando meu próximo não tem os meios necessários para se vestir e se alimentar suficientemente. Ele impõe a justiça na cobrança dos impostos e de outras taxas. E obriga – o que pode ser difícil para os soldados – a respeitar os limites no uso da força: nem roubo, nem exações, nem exigência de um soldo mais elevado.

Aquilo que João nos pede pode ser justificado a partir dos profetas, e por isso João não deve ser confundido com o Messias que virá. Este, diante de quem o Batista se humilha, traz um meio de purificação completamente diferente: o Espírito Santo, que nos mostrará os pecados a partir de Deus, e que pode consumi-los com seu fogo.

O Espírito também nos colocará diante da decisão definitiva entre o ‘sim’ e o ‘não’, entre o grão e a palha. Com tais advertências, prendendo-se ao fim último da preparação, o Batista é ‘o maior entre os nascidos de mulher’ (cf. Lc 7,28), e já percebendo o começo do novo. E talvez seja exatamente sua profunda humildade que o faz ultrapassar a fronteira: ele é o ‘amigo do esposo’ “(cf. Jo 3,29), cujo batismo é retomado por Jesus e preenchido de um novo conteúdo.”

A exigência de transformação inerente à aproximação do Senhor levou os apóstolos a insistirem no convite à alegria que gera em nós a ação transformadora do Espírito: “Alegrai-vos! O Senhor está próximo!” (Fl 4,7)

Orai sem cessar: “Ide a ele cantando de alegria!” (Sl 100,2)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.