L Liturgia

Liturgia de 14 de setembro de 2018

SEXTA FEIRA - EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
(vermelho, glória, creio, pref. próprio - ofício da festa)

Antífona da entrada

- A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Gl 6,14).

Oração do dia

- Ó Deus, que, para salvar a todos, dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra esse mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

1ª Leitura: Nm 21, 4-9


- Leitura do livro dos Números- Naqueles dias, 4os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, 5e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7O povo foi ter com Moisés e disse: Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”.  Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 78, 1-2.34-35.36-37.38 (R: 7c)

- Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

 R: Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

 

- Escuta, ó meu povo, a minha Lei, ouve atento as palavras que eu te digo; abrirei a minha boca em parábolas, os mistérios do passado lembrarei.

 R: Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

 

- Quando os feria, eles então o procuravam, convertiam-se correndo para ele; recordavam que o Senhor é sua rocha e que Deus, seu Redentor, é o Deus Altíssimo.

 R: Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

 

- Mas apenas o honravam com seus lábios e mentiam ao Senhor com suas línguas; seus corações enganadores eram falsos e, infiéis, eles rompiam a Aliança.

 R: Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

 

- Mas o Senhor, sempre benigno e compassivo, não os matava e perdoava seu pecado; quantas vezes dominou a sua ira e não deu largas à vazão de seu furor.

 R: Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

 

Aclamação ao santo Evangelho.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 - Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela cruz remistes o mundo!

Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 3, 13-17


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos 13Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu. 14Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. 16Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

Deus amou o mundo... (Jo 3, 13-17)

“Cristo me amou e se sacrificou por mim”, reconhece o Apóstolo Paulo (cf. Gl 2, 20). Esta “descoberta” parece comum a muita gente. Ao contemplar o Crucificado, muitos fiéis pressentiram que eles tinham sido o alvo de um grande amor. E São João vem confirmá-lo: “E como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou.” (Jo 13, 1.)

Mas o Evangelho de hoje vai muito além. Não apenas amou “os seus”, mas amou o “mundo”! E muitos cristãos aprenderam uma lição no mínimo ambígua, que mandava odiar o mundo, fugir do mundo, desprezar as coisas do mundo. Como desprezar aquilo que Deus ama?

Bem, é preciso distinguir duas coisas diferentes: o “mundo” como espaço fechado à graça e à luz divina, a “sociedade” oposta a Deus (mundo que tem o seu próprio Príncipe, o demônio – cf. Jo 12, 31), e o “mundo” como criação amada por Deus, o conjunto da humanidade e seu ambiente vital.

Ora, o mundo sofrera uma decadência mortal. Gênesis 3 fala da intervenção maligna que induziu a humanidade a se afastar de Deus e sofrer a “degeneração” que se reflete em toda a Criação. O caos substitui a ordem que emanava do Logos criador. Essa desorganização interfere na relação homem/mulher, vicia as relações sociais, ameaça o próprio mundo material.

Deus não ficaria indiferente à perversão de sua Obra. Demonstrando infinito amor ao Pai, seu Filho, cheio do Espírito Santo, aceita assumir a carne dos mortais e, experimentando toda a nossa natureza, exceto o pecado, se oferece no Calvário em sacrifício de expiação. Sua obediência dilui a rebeldia do início e “tira” de modo radical o pecado do mundo. Foi assim mesmo que o Precursor o identificou: “Eis o Cordeiro (leia-se, a vítima) de Deus, que tira o pecado do mundo”. (Jo 1, 29.)

Os santos comungaram desse amor e por isso dedicaram toda a sua vida a participar da obra de salvação realizada por Jesus Cristo. Os missionários da linha de frente e os enclausurados da retaguarda, todos eles se oferecem COM Cristo, porque entenderam que Deus ama o mundo. Depois disso, não ficariam neutros diante de sua corrupção.

E nós? Amamos o mundo que Deus criou? Estamos dispostos a trabalhar por sua salvação?

Orai sem cessar: “O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras.” (Sl 145, 8)                   
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.