Tempo Quaresmal - Decálogo quaresmal

1. ROMPERÁS, de uma vez por todas, com o que tu bem sabes que Deus não quer, ainda que te custe muito, ainda que te custe "horrores" deixa-lo! Tu o arrancarás sem compaixão, como a um câncer que te está matando. "De que serve ao homem ganhar o mundo inteiro se arruína sua vida" (Mc 8,36).

2. COMPARTILHARÁS teu pão com o faminto, tuas roupas com o nu, tuas palavras com o que vive na solidão, teu tempo e conselho com aquele que sofre no corpo ou na alma, teu sorriso com o triste, tua caridade com TODOS. Examinarás isto com cuidado cada noite! "Em verdade vos digo que, quanto fizerdes a um destes irmãos meus mais pequeninos, a mim o fizestes" (Mt 25,40).

3. DEDICARÁS um bom tempo todos os dias para estar a sós com Deus, para falar com Ele de coração a coração! Será um tempo de agradecer, de pedir perdão, de louvá-lo e adorá-lo, de suplicar pela salvação de TODOS. Este tempo não é negociável. "Aconteceu que naqueles dias Jesus foi ao monte para rezar, e aí passou a noite em oração a Deus" (Lc 6,12).

4. CONFIARÁS em Deus, apesar de teus pecados e misérias! Crerás que Deus é mais forte que todo o mal do mundo! Não permitirás que nem dor, nem pesar algum, nem "tua negra sorte", nem as injustiças e traições sofridas te façam duvidar, nem por um momento, do amor infinito que Deus te tem! Ele morreu na cruz para te salvar de teus pecados. "Ainda que passe por vale tenebroso, nenhum mal temerei, porque tu estás comigo. Teu bastão e teu cajado, eles me sustentam" (Sl 23,4).

5. OLHARÁS somente a Deus e aos teus irmãos! Olhar-te tanto te causa dano porque te envaideces vendo os dons que não são teus ou te desanimas vendo sem humildade tuas misérias. Olha para Jesus e terás paz em teu coração! Olha as necessidades de teus irmãos e já não terás tempo de pensar em ti! Tu te tornarás mais humano, mais cristão. "Assim, pois, se ressuscitaste com Cristo, busca as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus. Aspirai às coisas do alto, não às da terra!" (Cl 3,1-2).

6. JEJUARÁS de palavras vãs: apenas bendirás! Jejuarás dos maus pensamentos: serás puro de coração! Jejuarás de ações egoístas: serás uma pessoa para os outros. Jejuarás de toda hipocrisia: serás verdadeiro! Jejuarás do supérfluo: serás pobre de espírito! "Não será melhor este o jejum que eu quero: desatar os laços de maldade, desfazer as amarras do jugo, dar liberdade aos quebrantados e arrancar todo jugo?" (Is 58,6).

7. PERDOARÁS uma e mil vezes a quem te feriu, com razão ou não, justa ou injustamente, esteja ou não arrependido! Um perdão que não será apenas tolerar ou suportar, mas que há de brotar do amor sincero e sobrenatural. Perdoarás um por um, primeiro em teu coração, e logo, se te for possível, também com tuas palavras! Não permitirás que o rancor nem o ressentimento envenenem teu coração! "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lc 23,34).

8. OFERECERÁS SACRIFÍCIOS agradáveis ao Senhor! Fá-los-ás em silêncio, sem que ninguém se dê conta! Buscarás com isso reparar por teus pecados e os de todos os homens! Quererás com isso desprender-te das coisas materiais que tanto te dão prazer, para poder fazer-te mais livre e ser um homem para Deus! Porém, sobretudo, exercerás o sacrifício de viver com perfeição a caridade em todo momento para com todos os teus irmãos! "Não vos esqueçais de fazer o bem e de ajudar-vos mutuamente! Esses são os sacrifícios que agradam a Deus!" (Hb 13,16).

9. AMARÁS a humildade e procurarás vive-la da seguinte maneira: reconhecerás teus pecados, considerarás os demais melhores que tu, agradecerás as humilhações sem te deixares arrastar pelo amor próprio! Não buscarás honrarias, nem posições, nem poder, nem fama, porque tudo isso pertence a Deus! Tu te farás servidora de todos! "Aquele que quiser ser o maior entre vós, será vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro entre vós, será escravo de todos" (Mc 10,43-44).

10. ANUNCIARÁS aos homens a verdade do Evangelho! Dir-lhes-ás, sem temor, que Deus os ama, que se fez homem por eles e morreu na cruz para os salvar! Mostrar-lhes-ás que somente Ele pode fazê-los plenamente felizes! Fá-los-ás ver que a vida que tem sua origem em Deus é muito curta, passa rápido e que Deus é seu destino final! Viver por Deus, com Deus e em Deus é o sensato e seguro. "E lhes disse: 'Ide por todo o mundo e proclamai a Boa Nova a toda criação!'" (Mc 16,15).

+++

AUTORIA – Pedro Castañera, L.C.
TRADUÇÃO LIVRE – Ammá
FONTE – www.es.catholic.net