Tempo Pascal - Também nós ressuscitamos com Cristo

“A Páscoa é oblação e sacrifício que se realiza todas as vezes, em que há celebração.

Para nos convencermos de que é assim, escutemos Paulo, que diz: ‘A nossa Páscoa é Cristo imolado por nós’, e ainda: ‘Toda vez que comeis deste pão e bebeis deste cálice, anunciais a morte do Senhor”’.

São Jerônimo.

LEITURAS

1ª leitura (Atos dos Apóstolos 10,34a. 37-43): “E nos ordenou dar testemunho Dele”.

Salmo 117: Este é o dia que o Senhor fez: alegremo-nos e exultemos.

2ª leitura (Colossenses 3, 1-4): “Procurai as coisas do alto, onde está Cristo”.

Evangelho (João 20, 1-9): “Então entrou também o outro discípulo, viu e acreditou”.

REFLEXÃO:

No sábado à noite, celebramos a “Vigília Pascal”. Dois são os símbolos especiais: o Círio Pascal e o Pregão Pascal. O Círio simboliza Cristo Ressuscitado, que é a “Luz do mundo” (Jo 8,12). Ele é o libertador do pecado e da morte já prefigurado na coluna de fogo, que libertou Israel da escravidão do Egito. O Pregão Pascal é o grito de júbilo de todos os redimidos, que abarca toda a obra da redenção, a partir da libertação dos filhos de Israel até a Ressurreição de Cristo.

Domingo de Ressurreição! Um dia, visitei uma exposição tecnológica. Era um lugar fantástico, onde sem me mexer da cadeira, tinha a impressão de estar pilotando um helicóptero em meio a montanhas maravilhosas. Mas só pude fazê-lo porque estava usando uns óculos especiais.

Hoje, podemos fazer a experiência mais maravilhosa da nossa vida, mas também precisamos de óculos especiais, os óculos da fé. Para descobrir e reconhecer Jesus Ressuscitado, não é suficiente olhá-Lo com os olhos da carne, em palavras de São Paulo, ou seja, com olhos naturais, mas sim com os olhos do espírito, os olhos da fé.

Jesus toma a iniciativa, ilumina, manda sinais. Coloquemos os óculos especiais da fé e façamos a experiência da Ressurreição. É interessante observar que Cristo não só preanuncia a Sua Ressurreição estando ainda em vida.

Se Cristo só prometesse ressuscitar, sem mostrá-la visivelmente, quem acreditaria Nele? Mostrou com o exemplo aquilo que nos prometeu em prêmio. Além disso, diz a Escritura: “Muitos corpos de justos que estavam mortos ressuscitaram” (Mt 27, 52). Pois bem, como membros do seu corpo, a fé nos dá a firme esperança de entender e fazer parte da Ressurreição da Cabeça deste corpo, que é Cristo.

Da mesma forma como Cristo apareceu aos apóstolos, às santas mulheres, também aparece na nossa vida. O único obstáculo seria o estarmos sem os óculos especiais da fé. Torna-se difícil reconhecê-Lo quando estamos preocupados demais com nós mesmos, com as pequenezes da vida, com a rotina da vida quotidiana. A vida presente tem um significado muito mais profundo, nos lança à Vida Eterna. É preciso ver o extraordinário nas coisas ordinárias.

A segunda leitura nos dá um bom conselho: “Procurar as coisas do alto”. Isso quer dizer: conformar a própria vida com aquilo que os óculos especiais da fé mostram. Se por um lado é difícil encontrar Cristo na vida diária, por outro lado é fácil perder o rumo, o sentido da vida, o valor do tempo e da eternidade.

Será que não deixamos os óculos da fé guardados na gaveta, nos esquecendo deles por muito tempo? Se ignorarmos o estado dos nossos óculos, perguntemo-nos: “A semana tem 168 horas, quantas delas entrego a Deus?” Deixemos de lado as desculpas da falta de tempo para Deus, porque nada nos impede de oferecer o nosso trabalho, deixá-lo alguns instantes para elevar os nossos olhos a Deus e Lhe dirigir algumas palavras.

Temos que dar testemunho daquilo que experimentamos graças a esses óculos especiais, que o mundo não reconhece e que só a fé revela: Cristo ressuscitou. Ele vive e nos precede junto de Deus. Temos que gritar aos confins da terra essa verdade. Omitir a propagação do amor de Deus é comprometer o próprio destino, pois como disse o Santo Cura d´Ars: “Ninguém entra no céu sozinho”. Deus pedirá contas da nossa vida. Há tantos cegos que não enxergam por culpa do seu egoísmo e sensualidade, soberba e avareza... Ajudemos nossos irmãos a encontrarem os olhos da fé, que Cristo traz com a Sua Ressurreição. Vivamos com cara de ressuscitados, para que os homens nos vejam e queiram estes óculos especiais da fé.

Neste domingo em que Cristo ressuscita, peçamos a Deus uma fé viva na Sua presença em meio a nós.

FONTE - Valores – Escritório de Redação
AUTORIA - Antonio Maldaner, L.C.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.