liturgia de 15 de março de 2024

SEXTA FEIRA DA IV SEMANA DA QUARESMA
(roxo - ofício do dia)

 

Antífona

- Por vosso nome, salvai-me, Senhor; dai-me a vossa justiça! Ó meu Deus, atendei a minha prece e escutai as palavras que vos digo! (Sl 53,3).

 

Coleta

- Ó Deus, que preparastes para a nossa fraqueza os auxílios necessários à nossa renovação, dai-nos recebê-los com alegria e vê-los frutificar em nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: Sb 2,1a.12-22

- Leitura do livro da Sabedoria: 1aDizem entre si os ímpios, em seus falsos raciocínios: 12“Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir, repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as faltas contra a nossa disciplina. 13Ele declara possuir o conhecimento de Deus e chama-se ‘filho de Deus’. 14Tornou-se uma censura aos nossos pensamentos e só o vê-lo nos é insuportável; 15sua vida é muito diferente da dos outros, e seus caminhos são imutáveis. 16Somos comparados por ele à moeda falsa e foge de nossos caminhos como de impurezas; proclama feliz a sorte final dos justos e gloria-se de ter a Deus por pai. 17Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. 18Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. 19Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver a sua serenidade e provar a sua paciência;20vamos condená-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com suas palavras, virá alguém em seu socorro”. 21Tais são os pensamentos dos ímpios, mas enganam-se; pois a malícia os torna cegos, 22não conhecem os segredos de Deus, não esperam recompensa para a santidade e não dão valor ao prêmio reservado às vidas puras.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 34,17-18.19-20.21.23 (R: 19a)

 

- Do coração atribulado está perto o Senhor.

R: Do coração atribulado está perto o Senhor.

 

- O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

R: Do coração atribulado está perto o Senhor.

 

- Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

R: Do coração atribulado está perto o Senhor.

 

- Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.

R: Do coração atribulado está perto o Senhor.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo João: Jo 7,1-2.10.25-30

Glória a Cristo imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

Glória a Cristo imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

 

- O homem não vive somente do pão, mas de toda palavra da boca de Deus.

 Glória a Cristo imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, 1Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. 2Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. 10Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.

25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? 26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”. 28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

Nós sabemos de onde ele vem... (Jo 7,1-2.10.25-30)

Este é um daqueles casos de extrema soberba, de pretensos conhecimentos que levam a conclusões erradas. Eles “sabiam” que Jesus vinha de Nazaré, aquele burgo desprezível (cf. Jo 1,46). Sabiam que o tal pregador não passava de um aprendiz de carpinteiro. Sabiam que ele falava com sotaque de galileu. Sabiam demais para saber do essencial: a divindade de Jesus, o enviado do Pai.

 

De nada adiantara a advertência de João Batista: “Eu batizo com água (um simples rito penitencial), mas no meio de vós está aquele que não conheceis (o que batiza no Espírito Santo) (cf. Jo 1,26). Inútil fora a indagação dos magos: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?” (Mt 2,2). De nada valeu o anúncio do anjo na Natividade: “Hoje vos nasceu um Salvador” (Lc 2,11). Em vão ressoou o suspiro do velho Simeão com o Menino nos braços: “Meus olhos viram a vossa salvação, que preparastes diante de todos os povos, como luz para iluminar as nações” (Lc 2,30-32). Não deram ouvido às palavras do cego: “Se este homem não fosse de Deus, não poderia fazer nada!” (Jo 9,33)

 

Mesmo assim, achavam que sabiam de tudo. Sabiam o suficiente para rejeitar aquele que o Pai havia enviado, cumprindo as promessas que, séculos após século, tinham sido a a voz dos profetas e a esperança do povo escolhido.

 

Afinal, de onde ele vem? Vem do Pai, que “nos enviou seu Filho amado” (Jo 3,16). Nele, “por seu sangue, temos a redenção, a remissão dos pecados” (Ef 1,7). “Nele fomos escolhidos, predestinados para servirmos à celebração de sua glória” (Ef 1,11-12). Ele é “o Cordeiro imaculado e sem defeito algum; aquele que foi predestinado antes da criação do mundo e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós” (1Pd 1,19-20).

 

Aqui está o grande drama da humanidade. A presença de Jesus no meio dos homens era o grande sinal do amor do Pai por suas criaturas, chamadas à filiação divina, configuradas com o Filho pelo batismo. E tal gesto de amor foi ignorado, rejeitado, traduzido como uma ameaça para as conveniências de muitos.

 

Como comenta Teresa Benedita da Cruz, “a vontade humana conserva a possibilidade de escolher, mas ela permanece sob o domínio das criaturas: estas a puxam e empurram em todas as direções que a afastam da expansão de sua natureza, tal como Deus tinha querido e, assim, do fim que lhe estava destinado em sua liberdade original”.

 

A recusa do Salvador é o ponto crucial da corrupção da liberdade humana, quando o homem se mostra incapaz de conhecer Jesus, traduzir o amor que significa a sua presença entre nós e sua disposição de ir até a morte para nos salvar.

 

E nós sabemos de onde ele vem...

 

Orai sem cessar: “O amor não é amado...” (São Francisco de Assis)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.