Liturgia de 22 de fevereiro de 2024

QUINTA FEIRA – CÁTEDRA DE SÃO PEDRO

(branco, glória, prefácio dos apóstolos, ofício da festa)

 

Antífona da entrada 

- O Senhor disse a Simão Pedro: Eu rezei por ti, para que a tua fé não se apague. E tu, por uma vez convertido, fortalece teus irmãos (Lc 22,32).

 

Coleta 

- Concedei, ó Deus onipotente, que não sejam abalados por nenhuma perturbação aqueles que edificastes sobre pedra apostólica confissão de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 1 Pd 5,1-4 

- Leitura da primeira carta de são Pedro: Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 23,1-3a.3b-4.5.6 (R: 1)

 

- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


- Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt 16,13-19

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus!

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus!

 

- Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18)

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus!

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

- Glória a vós, Senhor!  

 

- Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

 

Liturgia comentada

Sobre esta pedra... (Mt 16,13-19)

Em sua homilia de 22 de fevereiro de 1980, o Papa João Paulo II pregava aos seminaristas do Colégio Norte-americano de Roma:

 

Tu és o Cristo, respondeu Simão Pedro, o Filho de Deus vivo (Mt 16,16). Estas palavras de fé pessoal e divina inspiração marcam o princípio da missão de Pedro na história do povo de Deus. E marcam também o princípio de nova era na história da salvação. Desde que estas palavras foram pronunciadas em Cesareia de Filipe, a história do Povo de Deus ficou unida ao homem que as pronunciou: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja (Mt 16,16).

 

Têm estas palavras especial significado para mim. Exprimem o mais íntimo da minha missão como Sucessor de Pedro em fins do século XX. Jesus Cristo é o centro do universo e da história. Só Ele é o Redentor de cada ser humano. Na imperscrutável providência de Deus fui eu, escolhido para continuar a missão de Pedro e repetir com semelhante convicção: "Tu és o Cristo — o Messias o Filho de Deus vivo". Nada na minha vida e no meu ministério pode antepor-se a esta missão: proclamar Cristo a todas as nações, falar da Sua maravilhosa bondade, mostrar o Seu poder salvador e garantir, a cada homem e cada mulher, que todo o que tem fé em Cristo não perecerá, mas terá a vida eterna (Cf. Jo 3,16).

 

Meus irmãos e filhos em Cristo, as palavras de Pedro em Cesareia de Filipe têm ainda especial significado para vós. A vossa vida deve estar também enraizada em Cristo e edificada n'Ele (Cf. Cl 2,7). Porque é por causa de Cristo, por conta de Cristo e para Cristo, que desejais servir o Povo de Deus como sacerdotes. Assim o vosso conhecimento de Cristo e o vosso amor a Ele deve continuamente crescer e aprofundar-se. Vós tereis de ser homens de fé robusta, que — por meio da Eucaristia, da liturgia das horas e da oração pessoal diária — mantenhais intensa amizade com Jesus, com Jesus que disse aos discípulos: Já não vos chamo servos... É irmãos que vos chamo (Jo 15,15). E assim, em todos os tempos e lugares, os vossos primeiros pensamentos devem encaminhar-se para Ele que é Cristo, o Messias, o Filho de Deus vivo. [...]

 

Espero que, reverenciando a palavra de Deus, vós sejais como Maria, cuja resposta à palavra de Deus foi "Fiat": Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38); como Maria que acreditou teriam cumprimento as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor (Lc 1,45); como Maria que conservou as coisas que foram ditas do seu Filho e as ponderava no coração (Cf. Lc 2,19). Conservai sempre a palavra de Deus e ponderai-a cada dia no vosso coração, de maneira que toda a vossa vida se torne proclamação de Cristo, a Palavra feita carne (Cf. Jo 1,14).”

 

É consolador ouvir as palavras de um Papa que teve sua vida inteiramente centrada em Jesus Cristo e em sua missão.

 

Orai sem cessar:Achegai-vos a Cristo, pedra viva!” (1Pd 2,4)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.