Liturgia de 26 de janeiro de 2024

SEXTA FEIRA - SANTOS TIMÓTEO E TITO BISPOS E DISCÍPULOS DE PAULO
 (branco, pref. comum ou dos pastores - ofício da memória)

 

Antífona da entrada

- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor: chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23).

 

Coleta

- Ó Deus, que ornastes os santos Timóteo e Tito com as virtudes dos apóstolos, concedei-nos, por sua intercessão, viver neste mundo com piedade e justiça, para merecermos chegar à pátria celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 2Tm 1,1-8

- Início da segunda carta de são Paulo a Timóteo: 1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor!  3Dou graças a Deus - a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados - quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial, Sl 96,1-2a.2b-3.7-8a.10 (R: 3)


-
Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 R: Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó Terra

inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

R: Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 

- Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!
R: Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 

- Ó família das nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!

R: Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 

- Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!" Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça!

R: Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho (Lc 4,18).

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 10,1-9


- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor!

 

- Naquele tempo, 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

  

 

Liturgia comentada

Não levem dinheiro... (Lc 10,1-9)

Nunca me esqueço da homilia de um padre espanhol, quando ele disse: “Para evangelizar, precisamos de três coisas: dinheiro, dinheiro e... dinheiro...” Infelizmente, ele estava falando sério. Parece, porém, que Jesus tem outra visão das coisas...

 

Neste Evangelho, o Mestre envia os apóstolos em missão devidamente (DES)preparados do ponto de vista material. O que não significa passar fome e desmaiar no caminho. Como reflete Helmuth Gollwitzar, “a missão do discípulo é ‘terrestre’; assim, ela se realiza em um mundo onde a gente se preocupa em comer e beber. Por isso para aqueles enviados são dadas casas acolhedoras para suas pregações, assegurando-lhes, com o teto, o alimento e a bebida. Agindo assim, a Igreja primitiva quis evitar a vagabundagem dos missionários de casa em casa, para não prejudicar a dignidade do missionário. Ao mesmo tempo, ela procurava impedir que o discípulo se privasse, por orgulho espiritual, da ajuda da Igreja”.

 

Claro, o teólogo alemão tem razão em sua avaliação. Mas entendo que Jesus tinha outro objetivo, que minha experiência pessoal não me permite esquecer: o evangelizador deve viver da Providência divina. O princípio é este: Deus não me dará uma missão sem, ao mesmo tempo, providenciar os meios materiais para ela.

 

Esperar da Providência torna a vida leve, o caminho suave, elimina as nuvens do horizonte. Terei comida? Terei água para beber? Terei uma cama para descansar? Claro que sim! Não terei champagne, mas terei água. Não terei caviar, mas terei pão com manteiga. Não terei um hotel de cinco estrelas, mas aquelas redes lá de Marabá, PA, eram bem gostosas...

 

Por outro lado, a missão não dispensa o esforço, o cansaço e o suor. Como esquecer o padre orionita Domenico Morini, um idoso italiano vermelhão, dirigindo seu fusquinha aventureiro pelas estradas barrentas de Tocantinópolis? Como esquecer a camisa suada do Pe. Jonas Abib pregando em uma abafada quadra esportiva acima de 40 graus centígrados?

 

Mas estes missionários não apostavam nas próprias forças e não se apoiavam em seus próprios recursos. Eles não tinham vergonham de esperar que alguma coisa “caísse do céu”. Aliás, continuam caindo...

 

Orai sem cessar: “Até ali, Senhor, a tua mão me guiará!” (Sl 139,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.