Liturgia de 16 de janeiro de 2024

TERÇA FEIRA – II SEMANA COMUM

(verde - ofício do dia)

 

Antífona da entrada

- Que toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor do vosso nome, ó Altíssimo! (Sl 65,4)

 

Coleta

- Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai clemente as súplicas de vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos

 

1ª Leitura: 1 Sm 16,1-13

- Leitura do primeiro livro de Samuel:  Naqueles dias, 1o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”. 2Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. 4Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5“Sim, é de paz”, respondeu Samuel. Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. “Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício. 6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”.  10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: 89,20.21-22.27-28 (R: 21a)

 

- Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.
R: Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.


- Outrora vós falastes em visões a vossos santos: “Coloquei uma coroa na cabeça de um herói e do meio deste povo escolhi o meu Eleito”.

R: Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.


- Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele a minha mão onipotente e meu braço poderoso há de ser a sua força.

R: Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.


- Ele, então, me invocará: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!’ “E por isso farei dele o meu filho primogênito, sobre os reis de toda a terra farei dele o Rei altíssimo”.

R: Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.

 

Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança! (Ef 1,17).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 2,23-28

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!  


- 23
Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

 

Liturgia comentada

O Senhor do sábado... (Mc 2,23-28)

Católicos acostumados a muitas “licenças” e permissões em relação ao Dia do Senhor, o nosso domingo, nossa Páscoa semanal, é natural que tenhamos certa dificuldade em compreender a estrita visão judaica sobre o Sábado, o Shabbat, aquele dia em o próprio Deus havia descansado (cf. Gn 2,2). Afinal, a Lei mosaica fazia do sábado um dia sagrado para o israelita, seus filhos, seus escravos e até mesmo o seu gado (cf. Ex 20,10). Todo trabalho estava interdito.

 

Neste Evangelho, os discípulos de Jesus estão em viagem, passando no meio de uma plantação, e recolhem algumas espigas ao acaso para mastigar e matar a fome. Sua atitude foi o suficiente para despertar a reação acusadora dos fariseus, aquele “partido” do judaísmo que mais se apegava aos artigos e alíneas da Lei.

 

Jesus ouve os protestos dos homens da Lei e lhes responde citando a mesma Lei: Davi e seus comparsas, em viagem, premidos pela necessidade e sob perseguição do rei, também haviam infringido as normas legais, comendo os pães consagrados ao altar de YHWH (1Sm 21).

 

Claro que a resposta de Jesus terá soado como blasfêmia aos ouvidos de qualquer legalista, quando normas devem sufocar o homem, e leis podem reduzi-lo à fome. Como comenta Günther Dehn, o pastor reformado que foi prisioneiro dos nazistas, “quem pode evocar uma finalidade humana e terrena quando se trata de um santo mandamento de Deus? Jesus deve ter-lhes parecido um libertino que ousava criticar os preceitos de Deus ao sabor de suas ideias ou de suas preferências. No entanto, aquelas são as palavras de um israelita que sabe que Deus é um Deus de salvação”.

 

Em suas cartas, o apóstolo Paulo não esconde as dificuldades que encontrou entre fiéis de origem judaica que pretendiam substituir a liberdade do Espírito pelas gaiolas da antiga Lei (cf. Rm 7,4-6; Gl 5,14). Paulo nos apresenta a Lei como um feitor duro e severo, imposto aos homens por causa de seus pecados, mantendo-os sob o peso de seu punho.

 

A novidade do Evangelho é uma vida na graça e na misericórdia, que liberta de qualquer constrangimento legal para fazer toda escolha com base no amor a Deus e ao próximo. Trata-se de escolher entre duas imagens: um Deus que proíbe e um Deus que liberta para a caridade...

 

Orai sem cessar: “É para a liberdade que Cristo nos libertou...”  (Sl 122,8)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.