Liturgia de 21 de janeiro de 2023

SABADO – SANTA INÊS VIRGEM E MÁRTIR

(vermelho pref. Comum ou dos santos, ofício da memória)

 

Antífona da entrada 

- Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.

 

Oração do dia 

- Deus eterno e todo-poderoso, que escolheis as criaturas mais frágeis para confundir os poderosos, dai-nos, ao celebrar o martírio de santa Inês, a graça de imitar sua constância na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Hb 9,2-3.11-14 

- Leitura da carta aos Hebreus: Irmãos, 2foi construída uma primeira tenda, chamada o Santo, onde se encontravam o candelabro, a mesa e os pães da proposição. 3Atrás da segunda cortina, havia outra tenda, chamada o Santo dos Santos. 11Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, 12e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna. 13De fato, se o sangue de bodes e touros, e a cinza de novilhas espalhada sobre os seres impuros os santificam e realizam a pureza ritual dos corpos, 14quanto mais o Sangue de Cristo purificará a nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo, pois, em virtude do espírito eterno, Cristo se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha.

 

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

 

 

Salmo Responsorial: Sl 47,2-3.6-7.8-9 (R: 6)

 

- Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!
R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!


- Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra!

R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!


- Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!


- Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso!

R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!



Aclamação ao santo Evangelho

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 - Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus (At 16,14).

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 3,20-21

 

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no meio de nós.

 

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

- Glória a vós, Senhor!  


- Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

 

- Palavra da salvação.

- Glória a vós, Senhor!

 

  

Liturgia comentada

Vieram para detê-lo... (Mc 3,20-21)

Dois versículos do Evangelho são suficientes para evidenciar as barreiras experimentadas por Jesus Cristo em seu ministério. Que ele fosse perseguido pelos saduceus, é natural: eles detinham o poder religioso e lucravam com isso; Jesus dá de graça a cura e o perdão. Que Jesus fosse contestado pelos fariseus, entende-se: eles pregavam a Lei na pedra fria; Jesus apontava para a misericórdia.

 

Desta vez, porém, os inimigos são “de dentro”: “Até o amigo em quem eu confiava, também aquele que comia do meu pão, levanta contra mim seu calcanhar”. (Sl 41[40],10.) São os familiares de Jesus que o procuram “para detê-lo”, pois um carpinteiro que se faz profeta e médico só pode ter enlouquecido...

 

Curar é sinal de loucura? Falar do amor do Pai é coisa de demente? Preferir os marginais é sintoma de desequilíbrio mental? Foi exatamente isto o que eles pensaram... Ainda hoje, parece loucura apostar na esperança. Optar por uma vida simples. Acreditar no amor e na fidelidade. Loucuras... para o mundo pagão.

 

Entre outras loucuras modernas, destaca-se a misericórdia. É neste momento que apontam o “bandido morto” como o “bandido bom”. É neste Séc. XXI que reclamam a pena de morte para justiçar o criminoso. É em nossos dias que os pobres são expulsos de seu lar quando não podem pagar as prestações da casa própria.

 

Eis as palavras do Papa Francisco em sua Carta “Misericordia et Misera”:

 

“Querer estar perto de Cristo exige fazer-se próximo dos irmãos, porque nada é mais agradável ao Pai do que um sinal concreto de misericórdia. Por sua própria natureza, a misericórdia torna-se visível e palpável numa ação concreta e dinâmica. Uma vez que se experimentou a misericórdia em toda a sua verdade, nunca mais se volta atrás: cresce continuamente e transforma a vida. É, na verdade, uma nova criação que faz um coração novo, capaz de amar plenamente, e purifica os olhos para reconhecerem as necessidades mais ocultas. [...]”

 

“A misericórdia renova e redime, porque é o encontro de dois corações: o de Deus que vem ao encontro do coração do homem. Este inflama-se e o primeiro cura-o: o coração de pedra fica transformado em coração de carne (cf. Ez 36, 26), capaz de amar, não obstante o seu pecado. Nisto se nota que somos verdadeiramente uma ‘nova criação’ (Gl 6,15): sou amado, logo existo; estou perdoado, por conseguinte renasço para uma vida nova; fui ‘misericordiado’ e, consequentemente, feito instrumento da misericórdia.” (MeM, 16)

 

Orai sem cessar: “O que é loucura de Deus é mais sábio que os homens.” (1Cor 1,25)

 

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.